Título: A Aços villares ingressa no mercado de ferro-gusa
Autor: Gustavo Viana
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/11/2004, Indústria & Serviços, p. A11

A Aços Villares, controlada pelo grupo espanhol Sidenor, vai investir R$ 35 milhões para adquirir 10% do capital social da empresa Tecno-Logos e construir uma usina de ferro-gusa na região sudeste, possivelmente no município de Ponta do Ubu, no Espírito Santo. Com o negócio, a Aços Villares, maior produtora brasileira de aços especiais não planos (para construção mecânica) e cilindros de laminação, torna-se detentora de 49% do capital social votante e também total de Tecno-Logos.

Está será a primeira usina brasileira de produção de ferro a utilizar a chamada Tecnologia Tecnored (Primeira Usina). A Tecno-Logos é uma holding brasileira que, por meio de subsidiárias, detém, no Brasil e no exterior, os direitos sobre a tecnologia de produção de ferro a partir de um processo de auto-redução de metais, que conta com o apoio de engenharia e comercialização da empresa holandesa de equipamentos e sistemas de automação DanieliCorus. A Tecnologia Tecnored aproveita, como matérias-primas, os resíduos ferrosos gerados no processo de fabricação de aço.

A Aços Villares está concluindo o seu primeiro plano de investimento desde que foi comprada pela espanhola Sidenor, no ano 2000. A empresa está investindo um total de R$ 450 milhões em aumento da capacidade de produção, atualização tecnológica, responsabilidade social e meio ambiente. A capacidade instalada da Villares cresceu aproximadamente 40% desde 2001 e atingirá 700 mil toneladas anuais, em 2005.