Título: 90 indústrias são afetadas
Autor: Silvana Orsini
Fonte: Gazeta Mercantil, 09/12/2004, Legislação, p. A7

A Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac) informou que a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de cancelar o registro de 130 medicamentos similares e suspender a produção de outros 30 medicamentos afeta 27 laboratórios farmacêuticos associados a esta entidade. Segundo a associação, ao todo foram atingidas -com as Resoluções 303 e 304 da Anvisa- 90 indústrias farmacêuticas. "Excluindo as 27 empresas associadas a nossa entidade há 44 outras indústrias de capital nacional, dez multinacionais e nove laboratórios estatais, entre os quais três militares", diz.

Segundo a Alanac, diante do impacto causado pelas Resoluções da Anvisa, com reflexos na produção, comercialização e demais setores do segmento empresarial farmacêutico, as indústrias filiadas à associação, atingidas pelas medidas da Anvisa, iniciaram um levantamento para avaliar a repercussão das medidas nos seus empreendimentos. Na próxima terça-feira, os resultados da citada avaliação e seus efeitos serão dados ao conhecimento público por intermédio de entrevista coletiva à imprensa.

Histórico

No início dessa semana, a Anvisa cancelou o registro de 130 medicamentos similares de alto risco que nunca teriam sido submetidos a testes. Os produtos que tiveram a venda proibida eram utilizados no tratamento de distúrbios psiquiátricos, problemas cardíacos, hipertensão e asma. Esses produtos tiveram os registros cancelados e a fabricação e distribuição proibidas porque os laboratórios não apresentaram à Anvisa os testes que provavam que os similares tem a mesma eficiência dos medicamentos de referência. O similar seria uma cópia dos medicamentos de referência, que é o produto de marca, pesquisado e desenvolvido por um laboratório.