Título: Vistorias continuam no Minhocão Norte
Autor: Paranhos, Thaís
Fonte: Correio Braziliense, 14/04/2011, Cidades, p. 37

O reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo de Sousa Junior, fez mais uma vistoria na área afetada pela chuva do último domingo. Ele recebeu a visita do ministro interino de Ciência e Tecnologia, Luis Antonio Eliaz, e do subsecretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Antonio Ibañes. A comitiva percorreu o Bloco B do subsolo do Instituto Central de Ciências (ICC) para avaliar os prejuízos. Na parte isolada pela Defesa Civil, muitas salas de aulas e laboratórios estavam sujos de lama. Equipes da limpeza retiravam a água do corredor, e materiais perdidos podiam ser vistos encostados na parede ao longo do corredor.

Eliaz explicou que o MCT tem uma série de programas em parceria com as universidades brasileiras, voltados para a expansão das instituições e de apoio à infraestrutura para pesquisas, por exemplo. ¿Nossa mensagem é de solidariedade total. Vamos trabalhar na reconstrução e estamos prontos para ajudar¿, afirmou. Ele adiantou também que, se possível, participará das reuniões periódicas para fazer parte do levantamento dos danos causados pela enchente. ¿Depois que tivermos uma ideia mais clara, vamos trabalhar na recuperação dessa universidade, que é referência no país¿, disse.

Bancada Para José Geraldo, ainda não é possível estimar o prejuízo total da UnB. Comissões foram montadas para atuar em diversas áreas para que se tenha uma noção geral das perdas e dos danos. ¿Queremos encerrar tudo até o fim da semana para podermos nos sentar à mesa com nossos colaboradores. Esse apoio é muito reconfortante para a universidade¿, agradeceu. O reitor também lamentou a destruição dos trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica. ¿Essa perda imaterial é o nosso prejuízo maior. Representa toda a produção de conhecimento.¿

Outros setores também se movimentaram para ajudar na recuperação da UnB. Na tarde de ontem, a bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional se reuniu com o vice-reitor da universidade, João Batista de Sousa, e o decano de Administração, Pedro Murrieta. ¿A reunião foi muito boa. Os deputados e os senadores do DF estão bastante solidários com a UnB e vamos em busca de ações. Queremos acelerar o processo de recuperação física e material e a volta à normalidade das aulas¿, explicou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB).

AUDIÊNCIA COM HADDAD A bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional quer agendar uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para garantir a liberação de recursos para a recuperação da Universidade de Brasília (UnB). O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) informou que existem recursos no orçamento deste ano e ainda restos a pagar do ano passado que podem ser repassados à UnB. O grupo solicita também um encontro com o ministro da Advocacia-Geral da União, Luís Adams, para que os estudantes que tiveram as salas afetadas pela enchente possam usar temporariamente as instalações do Clube dos Servidores. Para hoje, os parlamentares marcaram uma reunião com o secretário de Obras do DF, Luiz Pitiman, para pedir ao órgão que colabore na reconstrução da UnB e na revitalização das galerias pluviais em toda a Asa Norte.