Título: Goodyear é a terceira fabricante de pneus a anunciar investimentos
Autor: Sonia Moraes
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/12/2004, Transportes & Logística, p. A-13

A Goodyear do Brasil vai investir nos próximos dois anos US$ 120 milhões para ampliar a capacidade das suas fábricas de pneus no Brasil. O anúncio foi feito ontem pelo presidente mundial, Robert Keegan, na unidade de Americana, interior de São Paulo. É a terceira fabricante do setor de pneumáticos a investir em suas unidades para acompanhar o crescimento da indústria automobilística, principalmente no segmento de caminhões. No início deste mês a Pirelli anunciou que vai construir nova fábrica de pneus radiais para caminhões e ônibus, em Gravataí (RS), com investimentos de R$ 116,4 milhões. A Bridgestone Firestone anuncia hoje investimentos de US$ 260 milhões. Do total, US$ 160 milhões vão - numa primeira fase - para a construção de nova fábrica em Camaçari (BA), que entra em operação no final de 2006 para produzir pneus de automóveis e comerciais leves, e US$ 100 milhões para aumentar a capacidade da fábrica de Santo André, no ABC paulista. Em Camaçari a Bridgestone vai produzir 8 mil pneus por mês.

A prioridade da Goodyear, segundo o diretor de assuntos corporativos, Luiz Carlos Martins, é atender o mercado interno, principalmente o setor de caminhões - com aumento de 50% na produção de pneus radiais - , além do agrícola. Os investimentos, com recursos próprios, serão aplicados na aquisição de novos equipamentos para as fábricas de Americana, que produz pneus radiais para caminhões e do bairro paulista de Belenzi-nho, que faz pneus de automóveis.

Dos 13 milhões de pneus que a Goodyear produz por ano no Brasil- a produção total do setor é de 46,5 milhões pneus anualmente - 42% vão para o mercado de reposição, 23% para as montadoras e 35% para exportação. Martins informou que, mesmo com o aumento de produção, a Goodyear não mudará o seu foco de distribuição. O mercado externo continuará recebendo 35% de toda a produção da companhia. Do Brasil os pneus seguem para mais de 90 países. Além, dos EUA e Europa, o principal mercado é a América Latina.

Com a ampliação da capacidade de suas fábricas, a Goodyear vai precisar de mais 320 empregados. Atualmente emprega 4.300 pessoas que trabalham em três turnos. Só a unidade de Americana tem 2.100 funcionários. A empresa fecha 2004 com investimento total de R$ 80 milhões, que foram aplicados no aumento da capacidade e em comunicação.

Em sua visita ao Brasil, depois de mais de três anos, o presidente mundial da Goodyear disse "estar impressionado com o comportamento positivo e com as oportunidades da indústria de pneus no País, com excelentes condições de negócios, qualidade da mão-de-obra, ótima infra-estrutura de São Paulo, e o bom desempenho da empresa no Brasil". Dos US$ 15,1 bilhões que a companhia mundial faturou em 2003, R$ 2,4 bilhões foram no Brasil.

Além dos investimentos em pneus, o presidente mundial da Goodyear anunciou aportes de US$ 11 milhões em uma fábrica de mangueiras para o transporte de petróleo, em Santana de Parnaíba (SP).