Título: Preços agrícolas subiram 2,01% no mês de agosto
Autor: Paulo Soares
Fonte: Gazeta Mercantil, 02/09/2004, Agribusiness, p. B-12

Depois da queda em julho, o Índice de Preços Recebidos pelos agricultores em agosto subiu 2,01%, o que representa uma elevação de 3,65 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Segundo Nelson Martin, pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA), coordenador da pesquisa mensal, a alta reflete o aumentos dos preços dos produtos agrícolas no mercado interno.

"A alta reflete o efeito do inverno em várias culturas, às menores quedas dos preços nos mercados internacionais e ao crescimento das exportações", diz Martin.

O grupo de produtos vegetais registrou aumento de 3,47%, o de olerícolas subiu 4,82% ao passo que o grupo de produtos animais recuou 0,62% em agosto.

Na opinião de Martin, o comportamento dos preços do boi gordo, em queda de 0,81% no mês, é atípico, na medida em que o período ainda é de entressafra e as exportações seguem em ritmo forte.

Produtores de trigo, arroz, feijão e outros reclamam, segundo os dados do IEA, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura de São Paulo, de preços baixos.

No ano, a variação acumulada do IPR foi de 2,15%, em relação aos 9,49% do IGP-M e da estimativa de 4,41% para o IPC-Fipe. "Isto indica lenta recuperação do poder de troca dos agricultores", diz.