Título: Aécio cobra liberação de fundo às Exportações
Autor: Ana Paula Machado
Fonte: Gazeta Mercantil, 13/09/2004, Política, p. A-7

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), afirmou que os governadores negociarão com o Congresso Nacional a aprovação dos recursos para o fundo de compensação às exportações no orçamento da União para o próximo ano. Segundo o chefe do Executivo estadual mineiro, os valores também estarão na pauta de negociações com as bancadas. Os governadores anseiam por aportes da ordem de R$ 6 bilhões anuais, entretanto, a União prevê a liberação de R$ 1,9 bilhão. "Não se aprova um orçamento no Congresso que venha a ferir a Constituição e que, sobretudo, imponha novas perdas aos estados", disse.

Aécio informou também que conversas com outros governadores de estado para traçar as estratégias de aprovação do pleito no legislativo nacional. "Nossa posição é clara. A Lei Kandir tem de ser respeitada", ressaltou.

O governador endureceu as críticas ao governo federal após o envio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2005 ao Congresso. A proposta da União não contemplava recursos para o fundo de compensação às exportações aprovado no ano passado na reforma tributária.