Título: Globo Internacional amplia alcance e cria canais por fuso
Autor: Regina Neves
Fonte: Gazeta Mercantil, 15/09/2004, Mídia & Marketing, p. A-14

Serviço pioneiro no exterior terá programação adaptada a três horários. Ao completar cinco anos, a TV Globo Internacional (TVGI), primeiro canal internacional brasileiro transmitido 24 horas por dia para o exterior, via satélite, vai ampliar sua base de assinantes nos Estados Unidos a partir do próximo mês, como resultado de um acordo de distribuição com a Comcast Cable, a maior operadora de TV a cabo dos Estados Unidos.

Inicialmente, a Comcast vai distribuir a Globo Internacional em Miami, na Flórida e em Boston, Massachusets, as duas cidades com maior concentração de brasileiros. No ano que vem, o canal chegará a São Francisco. "Via satélite, a TVGI já é transmitida para todos os Estados Unidos, mas a transmissão por cabo, com o canal fazendo parte do pacote básico da Comcast, abre a possibilidade de um aumento muito significativo na base de assinantes", diz Marcelo Spínola, diretor de distribuição internacional da TV Globo. A Comcast chega a mais de 21 milhões de domicílios. Atualmente, via satélite, a TV Globo Internacional tem 56 mil assinantes no país.

A TVGI anunciou ainda, ontem, em São Paulo, um acordo com a Sky e a Cablevisión, as duas maiores operadoras de satélite e cabo do México, país onde o canal brasileiro não operava, o que vai permitir que suas imagens cheguem a mais de 150 mil domicílios.

A TVGI passa a contar também com dois novos canais. Um deles, específico para exibir sua programação com horários adequados ao fuso da Europa e África. O outro, destinado ao Japão, que acaba de renovar o contratado com a Globo Internacional por mais dez anos, onde o canal passará a ser exibido com sinal próprio a partir de janeiro de 2005. Com isto, a Globo Internacional passa a ser operada em três fusos: a TVGI/Américas, a TVGI/Africa e Europa e a TVGI/Japão.

Segundo Marcelo Duarte, diretor da Central Globo de Desenvolvimento Comercial, o sistema vai beneficiar a publicidade com anúncios específicos de cada região.

A Globo Internacional, que completa cinco anos, está presente hoje em 1,8 milhão de domicílios em 63 países, com cerca de 372 mil assinantes premium - que pagam especificamente para receber o sinal da TVGI, normalmente a la carte e que é um público composto basicamente por brasileiros - e mais 1,4 milhão de assinantes no pacote básico das operadoras, totalizando cerca de sete milhões de telespectadores pelo mundo.

Basicamente, a Globo Internacional, que é digital, mostra a programação própria da TV Globo brasileira, como novelas, minisséries, jornalismo ao vivo com a transmissão de dez telejornais diários e partidas do campeonato brasileiro de futebol. Só ficam de fora as programações internacionais, como filmes e eventos esportivos como Copa do Mundo, Olimpíadas e a Fórmula 1, cujos direitos são sempre de emissoras locais.

A logística de operar canais em diversos países leva a algumas situações pelo menos curiosas: o "Fantástico", por exemplo, é repetido na segunda-feira, pois como é transmitido ao vivo chega muito tarde em países como os europeus. Também a diversificação de canais leva a Globo Internacional a incluir em alguns países o jornal "Em Cima da Hora" da GloboNews. E entre os jornais regionais para os Estados Unidos, além do SPTV e do RJTV, entra também o MGTV, para atender ao grande número de mineiros no país.

Aliás, os jogos de clubes mineiros, entre os mais assistidos, têm até o apelido de "Valadão", referência brincalhona aos moradores de Governador Valadares que, dizem, é a cidade brasileira que mais "exporta" habitantes para os Estados Unidos.

Também a entrada em outros países da América do Sul, de língua hispânica, tem outros interesses além da audiência: combater a pirataria sobre o sinal da TV Globo brasileira, especialmente no futebol, mas também em eventos internacionais como Fórmula 1 e Olimpíadas, que a Globo só tem licença para transmitir, legalmente, dentro do Brasil.

No exterior a Globo Internacional produz um programa semanal, o "Planeta Brasil", feito especialmente com brasileiros que moram em outros países, contando suas experiências de vida no exterior. Também participam ativamente do "Brazilian Day", em Nova York, a maior festa brasileira no exterior e que chega a atrair cerca de um milhão de pessoas. A participação no evento inclui patrocínios de shows e divulgação. Para assistir à TV Globo Internacional nos Estados Unidos, o preço da assinatura mensal está em torno de US$ 20; na Europa, cerca de ¿ 22, no Japão, entre US$ 32 a US$ 38 e na África, US$ 240 dólares/ano.

"Chegamos aos cinco anos com o canal consolidado", diz Spínola "Desde o lançamento registramos um crescimento médio de 35% ao ano em receita de assinaturas", afirma, sem no entanto informar o faturamento. As assinaturas respondem por 80% do faturamento da Globo Internacional, ficando os 20% restantes com a publicidade.

A primazia das assinaturas no faturamento é normal na TV paga. "Temos um encaixe publicitário significativo", observa Marcelo Duarte. "Comparando com a TV Globo São Paulo, que é o maior encaixe da Globo, ocupamos este ano, de janeiro a agosto, um total de 1,950 milhão minutos contra 2, 250 milhões da Globo SP", afirma. "Este ano estamos tendo um encaixe recorde", afirma.

Segundo Duarte, no exterior, trabalha-se basicamente com três tipos de anunciantes. O anunciante local é a empresa que oferece serviços ou produtos para brasileiros que vivem no exterior e um exemplo são as empresas que trabalham com transferência de recursos. O anunciante mundial é a grande empresa, como a Coca-Cola, que tem um departamento em Atlanta voltado apenas para anúncios étnicos e, no caso brasileiro, empresas como TAM, Varig e Embratel.

Há ainda os anúncios de empresas instaladas no Brasil, como hotéis e agências de turismo e fundos de investimentos imobiliários. A Globo Internacional trabalha com o sistema de representações comerciais. Desde o lançamento do canal até 2003 a publicidade teve um crescimento de cinco vezes. "Basicamente duplicou entre 2001 e 2003 e este ano está com um faturamento acima de nossas expectativas", afirma Duarte.