Título: DF lidera ranking de homens hipertensos
Autor: Álvares, Débora
Fonte: Correio Braziliense, 27/04/2011, Brasil, p. 8

SAÚDE No Distrito Federal, quase 29% dos moradores do sexo masculino têm pressão alta. Doença atinge 50% dos brasileiros com mais de 55 anos

Aos 70 anos, Paulo José Moraes recorre à caminhada e a dois comprimidos diários para controlar a pressão. Os remédios são entregues em um posto de saúde do Guará. E o exercício físico virou atividade rotineira depois que a doença foi diagnosticada. ¿Não adianta eu reclamar, me revoltar contra isso. Tem meios de conviver e eu uso isso a meu favor¿, destacou. O aposentado faz parte de uma estatística que coloca o Distrito Federal em uma situação preocupante. Há mais homens com idade superior a 18 anos e hipertensão que nas capitais brasileiras ¿ são 28,8%. O índice entre as mulheres é de 18,1%, o terceiro melhor do levantamento divulgado ontem pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônicos (Vigitel) de 2010.

A hipertensão, uma doença que não costuma apresentar sintomas, atinge 50% dos brasileiros com idade superior aos 55 anos, segundo a pesquisa. O mal é causado pelo aumento da contração nas paredes arteriais, sobrecarregando órgãos como o coração e os rins, e aumentando a predisposição a entupimento de artérias, acidente vascular cerebral (AVC) e enfarte.

Na população com mais de18 anos, o potencial de apresentar níveis elevados de pressão cai, mais ainda preocupa, segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), Fernanda Consolim Colombo. ¿Uma em cada quatro pessoas desenvolve hipertensão na idade adulta jovem. Por isso, indica-se acompanhamento constante a partir dos 14 anos.¿ A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9.

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico da doença é maior nas mulheres (25,5%) do que nos homens (20,7%). ¿O envelhecimento da população é o principal fator de prevalência da hipertensão e a diferença entre homens e mulheres hipertensos se deve ao fato de elas procurarem mais os serviços de atendimento à saúde¿, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Ainda de acordo com a pesquisa, os diagnósticos da doença estão mais associados à população com baixa escolaridade. ¿Nela, os hábitos alimentares e a menor propensão às atividades físicas são os principais fatores para mais diagnóstico¿, afirmou o ministro.

Entre as capitais brasileiras em que mais mulheres são diagnosticadas hipertensas, o Rio de Janeiro sai na frente ¿ 33,9%, seguido de Porto Alegre (29,5%) e João Pessoa (28,7%).

Fique de olho

Confira os fatores que aumentam o risco de desenvolvimento da hipertens Externos » Hereditariedade » Idade mais elevada » Raça negra » Obesidade

Internos » Sedentarismo » Alimentação rica em gorduras e deficiente em frutas e verduras » Sal em excesso » Consumo exagerado de álcool » Tabagismo » Estresse