Título: Todos os corpos serão içados
Autor: Santana, Ana Elisa
Fonte: Correio Braziliense, 07/05/2011, Brasil, p. 13

Após mais de um mês de impasse sobre a possibilidade de retirar os restos mortais das vítimas do voo 447 da Air France, submersos no Oceano Atlântico há quase dois anos, autoridades francesas anunciaram, no início da noite de ontem, que serão resgatados todos os corpos encontrados junto da fuselagem do Airbus A330, a 3,9km de profundidade, a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira.

A dúvida sobre o resgate dos corpos se baseava na possibilidade de deterioração dos restos mortais durante o processo, devido às drásticas mudanças de temperatura e de pressão da água. Entretanto, após conseguirem finalizar o içamento de uma segunda vítima que estava no fundo do mar, os investigadores franceses decidiram retirar todos os corpos encontrados. Segundo comunicado da polícia da França, assim como o primeiro, o corpo recuperado ontem também estava atado pelo cinto de segurança à poltrona do avião.

Para os trabalhos de resgate do restante das vítimas, 12 novos especialistas do Instituto de Pesquisa Criminal da Gendarmeria National (IRCGN) e da Gendarmeria dos Transportes Aéreos (GTA) serão enviados para o navio Ile de Sein, que está ancorado a 1,1 mil quilômetros da costa brasileira. A substituição dos profissionais deve ocorrer em 20 de maio e a previsão de trabalhos a bordo é de 15 dias. Nesse período, devem ser retirados, também, objetos pessoais dos passageiros que forem localizados.

Apesar de terem decidido resgatar todas as vítimas do fundo do Atlântico, a polícia francesa ainda não tem certeza sobre a identificação dos corpos por exame de DNA devido ao estado em que foram encontrados, mesmo com os recursos disponíveis para o caso. As amostras de material genético já coletadas dos dois primeiros corpos serão encaminhadas, na próxima semana, à cidade de Caiena, na Guiana Francesa e, logo depois, a Paris. Ainda serão enviadas as duas caixas-pretas da aeronave, localizadas no início da semana: a Flight Data Recorder (gravador de dados de voo, ou FDR, na sigla em inglês), que registra os parâmetros de voo, e a que contém o registro de voz dos pilotos na cabine.

Diferentes órgãos envolvidos nas buscas, entre eles o Escritório de Análises e Investigação da França (BEA, na sigla francesa), o Ministério dos Transportes, a polícia e a Justiça do país europeu se reúnem em Paris na próxima segunda-feira para avaliar o andamento das operações.