Título: Apetite dos estrangeiros
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 19/05/2011, Economia, p. 14

Além da temporada de compra e venda de bancos no Brasil, um segundo movimento pode seguir no sentido contrário da concentração e terminar por incrementar a concorrência no país. De acordo com informações exclusivas obtidas pelo Correio, 20 bancos estrangeiros estão na fila do Banco Central para entrar no sistema financeiro brasileiro. Seis deles são instituições de grande porte, semelhantes ao Santander. São bancos asiáticos, principalmente coreanos e chineses, da Espanha e de demais regiões da Europa.

Parte dessas instituições deve entrar no país por meio da compra de bancos de menor porte, que funcionam angariando depósitos e vendendo carteiras de crédito. Com o escândalo do PanAmericano, essas instituições perderam credibilidade e tiveram seus custos de captação extremamente elevados. ¿Quando a credibilidade é menor, mais caro se paga para captar recursos no mercado¿, ponderou um integrante da equipe econômica. Esses bancos menores estão sobre a lupa do BC e, juntas, somam patrimônio de R$ 24,7 bilhões, ou 0,5% do sistema financeiro nacional.

¿Isso é um exemplo de como o mercado bancário brasileiro está atraente e robusto. As condições no país são totalmente sustentáveis para absorver esses bancos pequenos¿, avaliou o técnico do governo. ¿O modelo de negócio dos bancos de cessão de credito, por exemplo, é uma boa porta de entrada. Mesmo que uma boa parte seja comprada, eles não vão deixar de existir. E, se tiverem uma grande bandeira por trás, acabam os problemas de credibilidade e de custo de captação¿, acrescentou. Alguns dos estrangeiros, entretanto, chegarão ao mercado sem objetivo de lucro, visando apenas operar no mercado de câmbio para se protegerem dos riscos inerentes aos contratos de importação e de exportação.