Título: Embarcação adaptada
Autor: Alves, Renato
Fonte: Correio Braziliense, 24/05/2011, Cidades, p. 21

O barco Imagination foi construído originalmente para fins mais modestos. Com um só pavimento, passou por várias adaptações e reformas antes de adquirir as feições de embarcação de festas, com dois andares e decorada. A construção artesanal, porém, não teve o projeto assinado por um engenheiro naval. Em 1997, quando ficou pronto, a Marinha não exigia vistoria para barcos com até 23 metros. Na época, o Imagination pertencia à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e não tinha segundo andar, mas uma pequena sala de comando elevada. A capacidade era para 24 pessoas.

O vice-presidente de Náutica da AABB, José Bandeira Neto, participou da reforma, que durou seis meses. E defendeu que não é preocupante o fato de o projeto não ter um engenheiro.

No início dos anos 2000, a AABB vendeu o Imagination, que ganhou o segundo pavimento e passou por modificações até chegar ao dono atual, Marlon José de Almeida, em 2009. Nesse intervalo, pertenceu a Manoel Neto, marido da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) ¿ o barco se chamava Jaqueline.

Almeida realizou modificações e mudou a inscrição do barco para fins turísticos. As Forças Armadas confirmaram que o barco estava com o Certificado de Segurança da Navegação (CSN) em dia, depois de uma vistoria em novembro de 2010.