Título: Três serão indiciados
Autor: Alves, Renato
Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2011, Cidades, p. 27

Uma hora antes de naufragar, o Imagination tinha água no motor. A afirmação da auxiliar de cozinha da embarcação Dilaiane de Assis Bueno, 22 anos, aponta que havia problemas no barco. O depoimento da moradora do Recanto das Emas somou-se a outros 24 prestados ontem ao delegado-chefe da 10ª Delegacia de Polícia, no Lago Sul, Adval Cardoso de Matos. Cauteloso, ele preferiu não comentar as versões relatadas. ¿Não posso adiantar nada sobre o teor de depoimentos que interessam para as investigações. Mas não dá para descartar que houve negligência. Tudo caminha para o indiciamento culposo de três responsáveis¿, ressaltou, sem informar nomes.

No depoimento, a auxiliar na cozinha ¿ que trabalha como servente em uma escola ¿ relatou que o piloto do Imagination, Airton da Silva Maciel, ficou nervoso após ver o motor coberto de água. ¿Meia hora depois de embarcarmos, o comandante desceu até a cozinha, onde fica o motor. A casa de máquinas fica embaixo da pia da cozinha. Ele destampou e desceu. A água espirrava em toda a cozinha. Ele pegou um saco de lixo para tentar contê-la. O motor estava todo alagado. O comandante, então, colocou uma bomba com uma mangueira para jorrar a água para fora do barco e tampou a pia. Depois, ele descia a cada 10, 15 minutos para olhar se a água estava abaixando, mas não estava. E ele começou a ficar tenso, nervoso¿, descreveu Dilaiane. ¿Desse momento em diante, me mantive sempre próxima da porta da cozinha. Estava com pressentimento ruim. Esperava que algo fosse acontecer.¿

Advogado dos proprietários do bufê que organizou a festa, Pedro Pereira alegou que os clientes receberam a informação sobre o problema somente quando a embarcação começou a afundar. ¿Não podemos falar sobre os depoimentos para não induzir outras pessoas que ainda virão depor a trazer informações que possam distorcer o inquérito¿, argumentou.(NT)