Título: Decretado Luto de três dias
Autor: Alves, Renato
Fonte: Correio Braziliense, 26/05/2011, Cidades, p. 27

O governador Agnelo Queiroz (PT) decretou luto oficial no Distrito Federal devido à tragédia ocorrida no Lago Paranoá no último domingo, exatamente um ano depois do naufrágio de uma lancha que matou duas irmãs.

Por meio de uma nota divulgada no site do Governo do Distrito Federal (GDF) ontem, ele informou que pediu ao secretário de Segurança, Sandro Avelar, para acompanhar as buscas comandadas pelos bombeiros e amparar os sobreviventes, além das famílias das vítimas. Decreto publicado hoje no Diário Oficial do DF terá duração de três dias, a partir da publicação.

Durante a abertura do Fórum Permanente de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, na manhã de ontem, Agnelo pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do naufrágio. ¿Estamos todos em grande comoção depois dessa tragédia que abateu as famílias brasilienses. Desde o primeiro momento, determinamos todos os esforços do GDF para a operação de resgate e, assim, tentar diminuir o mais rápido possível a aflição das famílias das vítimas. Me solidarizo com o sofrimento daqueles que perderam pessoas queridas¿, disse, em nota.

Auxílio O chefe do executivo local disse também que vai colocar à disposição da Marinha equipamentos e pessoal para auxiliar no trabalho de fiscalização das embarcações que circulam pelo Lago Paranoá ¿ são pelo menos 2 mil. ¿Vamos oferecer toda ajuda que a Marinha precisar. Sabemos que a fiscalização dessas embarcações deve ser muito rigorosa e o GDF ajudará no que for necessário para que a Marinha conduza isso com a maior eficiência¿, ressaltou. Agnelo destacou a importância de haver um processo de educação e conscientização dos usuários do lago. (TP)