Título: Apoio ao turismo
Autor: Magalhães, Camila de
Fonte: Correio Braziliense, 04/06/2011, Política, p. 6

Especial para o Correio

Mesmo sem ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, Tocantins pretende se tornar um dos principais destinos turísticos do país durante o evento. O Ministério do Turismo e a Fundação Assis Chateaubriand, com apoio da Agência de Desenvolvimento Turístico do estado (Adtur), desenvolveram o projeto Revelando Tocantins, em 23 municípios, para melhorar a oferta e a qualidade dos serviços locais, integrando governo, terceiro setor, iniciativa privada e sociedade.

Os resultados do projeto foram apresentados na noite de quinta-feira, no Palácio Araguaia, em Palmas. Participaram do evento o vice-governador, João Oliveira; o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ernani de Siqueira; representantes da Fundação Assis Chateaubriand, da Adtur e da Assembleia Legislativa, além de prefeitos.

O projeto formou 42 condutores ambientais e 123 gestores de empreendimentos turísticos. Mais de 200 representantes municipais reuniram-se em oito eventos participativos para discutir os pontos fortes e fracos do estado, o que resultou na criação de 61 diretrizes que nortearão políticas públicas voltadas ao turismo. O projeto será concluído no fim de julho, com a oferta de cursos a distância.

Um dos grandes legados do Revelando Tocantins foi o mapeamento inédito de 290 atrativos potenciais, entre cachoeiras, praias de rio, dunas e construções seculares. O levantamento incluiu uma avaliação das condições de infraestrutura e viabilidade de acesso. As informações coletadas estão em um banco de dados informatizado que pode ser constantemente atualizado pelos gestores municipais e acessado pela internet.

¿A sensação agora é de missão cumprida¿, destacou o superintendente de Relações Institucionais da Fundação Assis Chateaubriand, Paulo Cabral Júnior. ¿Esperamos que cada município envolvido utilize esse material da melhor forma possível para seguir um dos ensinamentos de Assis Chateaubriand: a possibilidade de desenvolvimento e, consequentemente, de bem-estar social.¿