Título: Tempo de comércio aquecido
Autor: Branco, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 21/06/2011, Economia no DF, p. 32

O comércio de Brasília registrou um desempenho expressivo em maio na comparação com o mesmo período de 2010. De acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do DF, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços (Fecomércio), as vendas do varejo aumentaram 14,53% no período. Em relação a abril deste ano, houve uma expansão de 3,13%.

A Fecomércio atribui os bons resultados ao Dia das Mães ¿ a segunda melhor data do ano para os lojistas, perdendo apenas para o Natal ¿ e à chegada antecipada do frio, que obrigou os brasilienses a abastecerem o guarda-roupa mais cedo. No entanto, a entidade prevê um freio no consumo para os próximos meses. O motivo são as medidas de desestímulo às compras e de restrição ao crédito, adotadas pelo governo federal.

Para conter a inflação elevada, o Banco Central se valeu de expedientes como alta de juros, diminuição do prazo para empréstimos e outros. "As políticas macroeconômicas já começaram a surtir efeito. Em abril, houve um decréscimo nas vendas do varejo local. Em maio, ocorreu essa recuperação, mas os resultados não serão assim até o fim do ano", estima o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. Ele chama a atenção para o fato de, no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o crescimento das vendas no comércio do DF ter ficado em 1,67%.

Calçados e vestuário tiveram o melhor desempenho (veja quadro) entre os segmentos do varejo que registraram crescimento nas vendas em maio. O primeiro teve acréscimo de 11,74% no faturamento frente a abril. O segundo, de 6,87%. Os resultados reforçam a hipótese de que o início do frio contribuiu para que maio fosse um mês excepcional.

Pedidos adiantados A designer de calçados Marianna Machado percebeu um movimento maior de clientes em sua loja, no Sudoeste, durante o mês de maio. "Ainda não posso quantificar o volume de mercadoria que saiu a mais, mas houve uma procura grande. Com certeza, o frio contribuiu. Geralmente, as encomendas de artigos de inverno são entre o fim de maio e o começo de junho. Este ano, tive que correr e pedir no início de maio", conta.

Ela diz que os itens mais buscados pelos clientes foram sapatos fechados, echarpes, blusas de gola alta e casacos no estilo bolero. "Além de o inverno ter ajudado, tivemos um Dia das Mães muito bom", destaca Marianna Machado.

A pesquisa da Fecomércio referente a maio apontou ainda que a oferta de trabalho no comércio do DF aumentou 10,59% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com abril, entretanto, o número de ocupados recuou 0,93%. A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do DF ouviu 401 comerciantes sobre o desempenho de maio.

Trabalho no feriado As 28 mil lojas de rua e de shopping do comércio varejista do Distrito Federal irão funcionar normalmente na próxima quinta-feira, feriado de Corpus Christi. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), as lojas de shopping abrirão das 14h às 20h e as de rua poderão optar pelo horário que acharem melhor. A abertura no Corpus Christi é uma das cláusulas da convenção coletiva firmada entre o Sindivarejista e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Os comerciários, que pela convenção conquistaram reajuste de 8% no salário, também vão trabalhar nos feriados dos dias 2, 15 e 30 de novembro de 2011 e em 21 de abril de 2012.