O cenário ruim para empresas de mineração no mundo atingiu a Bovespa na reta final do pregão de ontem. O Ibovespa piorou no fim da tarde e fechou em queda de 0,83%, a 55.098 pontos.

A ausência do investidor estrangeiro também foi sentida. As maiores quedas do pregão ficaram com CSN (-7,93%), Usiminas PNA (-7,07%), Gerdau Metalúrgica PN (-4,71%), Gerdau PN (-4,54%), Vale PNA (-4,03%), Vale ON (-3,83%) e Bradespar, que tem Vale em sua carteira, com queda de 3,46%. O dólar em baixa ontem foi outro fator que afetou as companhias. Ainda dentre as quedas, destaque para Fibria ON (-3,62%) e Suzano PNA (-2,79%). Segundo um operador, o preço do minério de ferro para três meses na China está em US$ 67,72, na mínima histórica. O estrategista da SLW Corretora, Pedro Galdi, diz que as cotações pressionadas do minério prejudicam as empresas. Galdi também lembra que o volume financeiro foi fraco, de apenas R$ 4,8 bilhões, em função do feriado de Ação de Graças que acontece hoje nos Estados Unidos. Muitos investidores anteciparam a folga e o estrangeiro entrou com menos ímpeto. "O estrangeiro é quem vem comprando ações no Brasil. Como ficou fora ontem, o índice virou", disse um operador.

Até começar a cair, o Ibovespa teve um pregão parecido com o anterior. Abriu em alta, com expectativas positivas sobre a renovação da equipe econômica de Dilma Rousseff, mas diminuiu os ganhos e passou a operar de lado. Segundo operadores, ainda há espaço para correção, após a alta de 5,02% de sexta-feira.

"O Ibovespa não despencou o que o mercado esperava no pós-segundo turno, e agora fica difícil encontrar papéis para negociar", disse Bruno Gonçalves, chefe de análise da Alpes/Win Corretora. Segundo ele, uma queda maior do Ibovespa deixaria algumas opções de compra mais evidentes.

O mercado segue aguardando o anúncio da nova equipe econômica, esperado para hoje. O Banco Mizuho diz que a nomeação de Joaquim Levy para a Fazenda representa um movimento bem-vindo na direção da ortodoxia, o que reduz o risco de o país perder seu grau de investimento nos próximos anos.

O banco lembra que Levy, como secretário do Tesouro no governo Lula, elevou o superávit primário do Brasil a níveis recordes e reestruturou a dívida pública do país, elevando a fatia de dívida em moeda local e alongando os vencimentos, ambas as medidas contribuindo para atingir o grau de investimento.

Outra questão que repercutiu na última hora do pregão foi a informação de que o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) teria dito que apresentou um requerimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Congresso Nacional, que investiga suposto esquema de corrupção envolvendo contratos da Petrobras, para que a presidente Dilma e o ex-presidente Lula compareçam à Comissão do Congresso para falar sobre as supostas irregularidades.