Título: O elogio dos especialistas
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 03/07/2011, Política, p. 2

A forma como Itamar Franco conduziu a Presidência da República é destaque entre especialistas na história política do país. Cientista político da Universidade de Brasília (UnB), David Fleischer afirma que Itamar foi uma figura de "importância crucial" na condução do país no período pós-impeachment de Fernando Collor. "Itamar assumiu a Presidência em um momento delicado. Ele realmente conduziu o governo muito bem, foi bastante austero", frisa. Fleischer ressalta também a lisura do ex-presidente. "Ele nunca recebeu nenhuma crítica de corrupção. Era um verdadeiro político ficha limpa."

No mandato de Itamar, a forma e o sistema do governo foram escolhidos com a realização de um plebiscito em abril de 1993. O povo votou e manteve a República e o Presidencialismo. Paulo Baía, sociólogo e cientista político da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recorda que o ex-presidente terminou o mandato com alto índice de satisfação.

Segundo ele, a perda para o Senado é ainda maior, levando em conta toda as críticas recebidas frequentemente por deputados e senadores. "Perder um dos poucos parlamentares com comportamento tão exemplar e ético deixa o Senado em uma situação ainda mais séria", acredita.

Redemocratização O também cientista político da UnB João Paulo Peixoto destaca que, além de "pai político do plano real", Itamar Franco entrará na história como o presidente que conduziu o processo de redemocratização do Brasil. "A herança que ele deixa para o mundo político é a lisura, o comportamento ético com que se conduziu na vida pública. Não se tem notícia do envolvimento do político Itamar em escândalos financeiros", avalia.

Peixoto acrescenta ainda que, enquanto vivo, Itamar não teve a sua postura e os seus valores devidamente reconhecidos. "Em minha opinião, o ex-presidente Itamar não teve o devido destaque na vida política brasileira, uma vez que foi um homem 100% público, tendo exercido os cargos de prefeito da cidade mineira de Juiz de Fora, governador de Minas, senador por mais de um mandato e presidente da República, além de três cargos de embaixador."