Título: Um basta à violência
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 23/07/2011, Mundo, p. 23

ATENTADOS NA NORUEGA

Barack Obama cobra maior cooperação internacional na luta contra o terror. Líderes expressam solidariedade ao governo da Noruega e condenam com firmeza os ataques a um país ligado à paz

Mensagens de horror e de repúdio contra os atentados de ontem na Noruega foram divulgadas pelo Brasil e pelos Estados Unidos, além de outros governos e de organismos internacionais. As reações também manifestavam apoio aos noruegueses atingidos pelo ataque à bomba em sua capital, Oslo, e por um tiroteio em um ilha do país. As ações criminosas resultaram em vários mortos.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerou que tais acontecimentos são um alerta ao mundo de que as nações devem se manter unidas contra o terrorismo. ¿Temos que trabalhar juntos de forma cooperativa na inteligência e em termos de prevenção deste tipo de ataques horríveis¿, disse Obama, em Washington, durante o discurso que fez em uma reunião com o primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key. Ele enviou condolências à Noruega e ressaltou: ¿Toda a comunidade internacional tem o papel de prevenir este tipo de terror¿. ¿Nossos corações estão com eles, e forneceremos todo o suporte que pudermos¿, acrescentou Obama. Por sua vez, o porta-voz do Departamento de Estado, Heide Bronke Fulton, informou à agência de notícias France-Presse que ¿os Estados Unidos ofereceram ajuda às autoridades norueguesas¿.

No fim da tarde, o Palácio do Planalto divulgou a mensagem da presidente Dilma Rousseff ao primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg. ¿Foi com profunda consternação que recebi a notícia dos atentados ocorridos hoje, 22 de julho, na Noruega. Gostaria de estender, em nome do governo e do povo brasileiros, nossos sinceros sentimentos de pesar e de solidariedade ao Reino da Noruega e às famílias das vítimas¿, escreveu a presidente. O Itamatary também se expressou nesses termos. ¿O governo brasileiro deplora os atentados ocorridos hoje, 22 de julho, contra prédios do governo da Noruega, em Oslo, e em evento político na ilha de Utoya¿, destaca a nota. ¿Ao condenar com veemência os atentados, o governo brasileiro reitera seu mais enérgico repúdio a todas as formas de violência contra populações civis e representantes do poder público¿, acrescenta o texto do Ministério das Relações Exteriores.

Odioso e inaceitável O presidente francês, Nicolas Sarkozy, classificou ¿de ato odioso e inaceitável¿ o atentado à sede do governo norueguês. ¿Acabo de tomar conhecimento, com profunda consternação, da explosão mortífera que atingiu nesta tarde o centro de Oslo¿, escreveu na mensagem a Stoltenberg. Sarkozy condenou ¿com a maior firmeza este ato odioso e inaceitável¿. O primeiro-ministro da Noruega recebeu dos demais vizinhos europeus gestos semelhantes de solidariedade. ¿Um ataque dessa magnitude é algo que nunca esperaria acontecer na Noruega, um país notoriamente associado à paz¿, declarou José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia. Por sua vez, Herman Van Rompuy, líder da União Europeia, condenou a ¿covardia¿ do atentado.

Por meio de um comunicado à imprensa, o secretário-general das Nações Unidas, Ban Ki-moon, se disse ¿horrorizado, depois de ter sido informado da grande explosão no centro de Oslo e do tiroteio em Utoya¿. O dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), considerou os ataques ¿atrozes¿ e afirmou que os condena ¿nos termos mais fortes possíveis¿.