O globo, n. 29885, 03/06/2015. País, p. 6

PT quer vetar crítica à política econômica

Fernanda Krakovics

Falcão diz que congresso da sigla deve fazer propostas sem ataques

- BRASÍLIA- A direção do PT trabalha para abafar críticas ao governo, principalmente à política econômica, no 5 º Congresso do partido, que será realizado de 11 a 13 de junho em Salvador. O foco será a discussão de uma agenda pós- ajuste fiscal.

— Não quero resolução que fique fazendo juízo de valor sobre o governo. Se a gente tem proposta diferente, fazemos propostas e pronto. E vamos continuar apoiando a presidente Dilma — disse ontem o presidente do PT, Rui Falcão.

Ele admitiu que críticas isoladas serão inevitáveis, mas frisou que não devem constar do documento final do 5 º Congresso:

— Pode ter uma pessoa que faça ( críticas), pode ter uma manifestação na porta — disse.

A do PT quer debater só o futuro da economia, fazendo propostas para retomar o crescimento econômico.

— Partido do governo não critica governo. Temos que defender a agenda pós- ajuste, o que fazer para retomar o crescimento econômico sem adotar um programa ortodoxo, com aumento do desemprego e situações que já sabemos que não resolverão o problema da maioria. Volta a discussão sobre a repartição da renda nacional — disse o deputado Paulo Ferreira ( PT- RS), um dos coordenadores da CNB ( Construindo um Novo Brasil), ala majoritária do partido.

No 5 º Congresso, o PT deve defender a taxação de grandes fortunas e a volta da CPMF, o imposto do cheque, derrubada pelo Congresso no governo Lula.

Falcão propôs que Dilma sancione a flexibilização do fator previdenciário, incluída pelo Congresso no ajuste fiscal.