Dilma fecha detalhes de reforma com ministros

 

BÁRBARA NASCIMENTO E CRISTIANE JUNGBLUT

O globo, n. 29994, 20//09/2015. País, p. 7

 

A presidente Dilma Rousseff se reuniu ontem com os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e outros integrantes de sua equipe para fechar os detalhes da reforma ministerial e administrativa. Ela havia prometido anunciar até a próxima quarta-feira as mudanças que devem levar ao corte de dez ministérios e de mil cargos de confiança. À tarde, embarcou para Porto Alegre, onde passaria o restante do sábado e parte do domingo, quando participará de um almoço de família.

Também esteve presente na reunião, realizada no Palácio da Alvorada, o ministro da Controladoria- Geral da União ( CGU), Valdir Simão, um dos cotados a perder o status de ministro na reforma. No encontro, Barbosa fez uma apresentação das mudanças na estrutura do governo. Assessores dos ministros informaram que também foram discutidos os últimos pontos das propostas de corte de gastos e aumento de receitas divulgadas na segunda- feira passada e que devem ser enviadas para o Congresso.

A reforma administrativa terá mais impacto político do que diminuição de gastos. No caso da redução de ministérios e de cargos em comissão, o ministro do Planejamento já admitiu que a economia será de cerca de R$ 200 milhões.