Título: Um líder em baixa
Autor: Lyra, Paulo de Tarso; Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 16/09/2011, Política, p. 2

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), enfrenta o declínio e a perda de poder no momento mais delicado do atual mandato ¿ o 11º consecutivo como deputado federal. Apesar de ter sido um dos oradores do fórum do partido ontem, Alves viu o prestígio diminuir na bancada e no governo ao sofrer mais uma derrota pessoal na quarta, ao não conseguir emplacar um aliado seu no Ministério do Turismo. Ele queria a nomeação de Marcelo Castro (PI), mas amargou a escolha de Gastão Vieira (MA).

Alves enfrenta questionamentos internos na bancada ¿ quase um terço dos deputados defendem mudanças na condução da liderança, incluindo a vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (ES) ¿ e vê o diálogo com o Palácio do Planalto cada vez mais obstruído. O líder do PMDB tentou lembrar no discurso de ontem que integra um partido que "não tem medo de cara feia porque não nasceu ontem, tendo sido forjado nas lutas durante a ditadura".

Mas a busca pela memória do eterno presidente da legenda, Ulysses Guimarães (SP), não é suficiente para amenizar a situação de Henrique, que não escondia o constrangimento na quarta à noite durante jantar em homenagem ao candidato do partido ao Tribunal de Contas da União (TCU), Átila Lins (AM). (PTL)