Título: Despedida de Novais
Autor: Lyra, Paulo de Tarso; Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 16/09/2011, Política, p. 2

Após encontro rápido em que entregou a carta de demissão à presidente Dilma Rousseff, no começo da noite de quarta-feira, no Palácio do Planalto, Pedro Novais (PMDB-MA) se recolheu ao ministério para se despedir da equipe e arrumar as gavetas.

No caminho de volta, permaneceu em silêncio a maior parte do tempo. Ao chegar ao gabinete, recebeu uma ligação do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o primeiro a prestar "condolências". Apesar da proximidade entre os dois, Sarney sempre negou ser o responsável pela indicação de Novais para o Turismo, alegando que a vaga seria do PMDB da Câmara.

Novais deixou a pasta após denúncia de que teria usado dinheiro público para o pagamento de uma governanta e motorista para a família. Abatido do cargo na noite anterior, Novais retornou ao ministério na manhã de ontem pontualmente às 8h45, como de costume desde que assumiu a pasta, em janeiro.

Após se despedir de alguns funcionários recebeu, por volta das 10h30, o novo ministro Gastão Vieira (PMDB-MA), também ligado a Sarney. Na conversa reservada, eles trataram da transição na pasta. Entre as primeiras providências de Gastão está a indicação do próximo secretário-executivo (número dois na hierarquia do ministério) e do secretário de programas nacionais.

Pela garagem As duas cadeiras estão vagas desde que a Operação Voucher da Polícia Federal prendeu 36 funcionários acusados de desvios da pasta, em 9 de agosto. Entre os detidos estavam o então secretário-executivo, Frederico Costa, e secretário de programas nacionais, Colbert Martins.

Após o encontro, que terminou às 12h50, Vieira deixou o prédio pela entrada principal sem falar com a imprensa. Ao mesmo tempo, sem alarde, Novais deixou o edifício de carro pela garagem, acompanhado apenas do motorista. O novo gabinete de Novais será no 8º andar do Anexo IV da Câmara, onde está o suplente Francisco Escórcio (PMDB-MA).