Conta em paraíso fiscal liga Cunha a Jorge zelada

28/03/2016

Uma das novas contas bancárias no exterior atribuídas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha ( PMDB- RJ), o conecta ao ex- diretor Internacional da Petrobras Jorge Zelada, preso em Curitiba e condenado em 1 ª instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no esquema na estatal. Cunha é suspeito de ser beneficiário de depósitos em 13 contas fora do país, em nome de offshores em paraísos fiscais. O escritório de advocacia que criou uma dessas empresas também criou as duas offshores usadas por Zelada para movimentar propina. Os empreendimentos e o escritório de advocacia têm sede no Panamá.

O GLOBO revelou no último dia 11 que Cunha é suspeito de receber propina em 13 contas no exterior, a maioria na Suíça. Até agora, ele foi denunciado pela Procuradoria- Geral da República por 4 dessas contas.

As outras 9 contas aparecem na delação dos donos da Carioca, Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Jr. Eles entregaram 2 tabelas: em uma, listaram 5 contas em que há “certeza” de terem sido indicadas por Cunha para receber propina a partir do projeto do Porto Maravilha; na outra, constam 4 contas com “altíssima probabilidade” de associação a Cunha no esquema.

 

O globo, n. 30184, 28/03/2016. País, p. 5