Título: O que fazer depois?
Autor: Jeronimo, Josie; Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 09/10/2011, Política, p. 2

Uma Copa do Mundo é muito mais do que um simples conjunto de partidas de futebol. Emocionantes, dramáticas, entediantes, não importa. O evento vai além de 22 homens correndo atrás de uma bola. É a oportunidade de se construir algo perene para uma nação, um legado para as futuras gerações viverem melhor que seus antecedentes. Um país que sediará um evento desse porte e que mais de 70% das escolas públicas não têm quadras de esportes para os alunos precisa saber que muito há a ser feito.

O Brasil está preocupado em entregar estádios modernos a tempo. Serão concluídos, mas o que fazer com eles depois? A África do Sul está repleta de elefantes brancos. Muitos deles tinham a promessa de serem administrados por empresas estrangeiras. Passado o brilho da Copa, as multinacionais esqueceram-se de suas promessas, como os políticos fazem depois que são eleitos.

Onde está o debate sobre a proteção de nossas crianças e adolescentes contra o tráfico e a exploração? O país ficará repleto de turistas estrangeiros e são conhecidos os casos de turismo sexual, sobretudo de europeus em cidades do Nordeste ¿ muitas delas sedes da Copa. Não parece um tema importante em um momento em que a propaganda de Gisele Bündchen rende mais ibope. (PTL)