Título: 25 mil na Esplanada
Autor: Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 12/10/2011, Política, p. 4

No tradicional desfile do 7 de setembro, em Brasília, o Movimento Contra a Corrupção (MCE) conseguiu reunir 25 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. Convocada via Facebook, a passeata ganhou força depois que a Câmara dos Deputados absolveu a parlamentar Jaqueline Roriz (PMN-DF), em 30 de agosto, que correu o risco de perder o mandato após a divulgação de um vídeo no qual aparecia recebendo propina. De 5 mil pessoas que tinham confirmado presença na página virtual, o número cresceu para 30 mil. Segundo os organizadores, a passeata pacífica e apartidária pedia o fim do voto secreto e a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Durante a marcha na Esplanada, cerca de 50 mil pessoas assistiam ao desfile de 7 de setembro.

Simultaneamente, outras cidades brasileiras organizaram manifestações. Na época, o protesto em Brasília recebeu o apoio de entidades como a OAB, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que permanecem apoiando a iniciativa. Os senadores participantes do Movimento Suprapartidário contra a Corrupção e a Impunidade ¿ Pedro Simon (PMDB-RS), Luiz Henrique (PMDB-SC), Pedro Taques (PDT-MT), Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES) ¿ também expressaram seu apoio.

No Rio de Janeiro, a marcha, organizada pelo grupo Todos Juntos contra a Corrupção, foi marcada para 20 de setembro, no Centro da cidade. Apesar de contar com 35 mil adesões na página do Facebook, somente 2,5 mil pessoas compareceram no dia. Uma das reinvindicações do grupo era a aprovação do Projeto de Lei n° 204/2011, do senador Pedro Taques, que pretende transformar a corrupção em crime hediondo. (PF)