Título: Movimento contra os corruptos vai virar ONG
Autor: Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 12/10/2011, Política, p. 4

Organizadores da marcha que ocorre hoje em Brasília e em outras 25 cidades querem formar entidade

O destino das marchas contra a corrupção em Brasília ganhará novos rumos a partir de quinta-feira. Após a passeata de hoje, os 50 organizadores do Movimento Contra a Corrupção (MCC) se reunirão para debater a criação de uma organização não governamental que garanta a continuidade desses eventos. Segundo um dos líderes, o estudante de publicidade Walter de Araújo, 25 anos, essa é uma forma de obter as doações necessárias. "Acreditamos que assim poderemos ter uma estrutura melhor para cobrar ações efetivas, organizar palestras em escolas e divulgar cada vez mais o movimento. Queremos trabalhar para conscientizar a população. Para isso, precisamos de recursos", disse.

Hoje, a arrecadação do grupo se baseia unicamente na venda de camisetas da marcha. Para custos mais altos, como o aluguel de um trio elétrico, eles receberam doações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por meio da mobilização nas redes sociais, o MCC se uniu a outros oito movimentos em defesa da moralidade. O grupo brasiliense chegou a alterar sua programação ¿ a próxima marcha estava prevista para 15 de novembro ¿ com o intuito de se unir às manifestações marcadas para hoje em 26 municípios de 19 unidades da Federação. "Como se trata de um movimento espontâneo, cada cidade organiza do seu jeito. Porém, sugerimos algumas bandeiras, como o fim do voto secreto, a constitucionalidade da Lei Ficha Limpa e a continuidade da autonomia do CNJ. É uma forma de dar uniformidade aos movimentos para que tenham resultados mais efetivos", explicou uma das organizadoras, Lucianna Kalil.

Mobilização Em Brasília, a concentração para a 2ª Marcha Contra a Corrupção será a partir das 10h, em frente ao Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios. Em São Paulo, será no Masp, na Avenida Paulista. Os cariocas se reunirão no Posto 4, na Praia de Copacabana. E em Belo Horizonte, mineiros se encontrarão na Praça da Liberdade.

Mesmo depois de reunir 25 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios no último 7 de setembro, os organizadores do Movimento Contra a Corrupção não arriscam dizer quantas pessoas estarão presentes hoje. Mas eles estão otimistas. Só na página da manifestação no Facebook, cerca de 19 mil internautas confirmaram presença. "Distribuímos mais de 50 mil panfletos. Na primeira marcha, centralizamos no Plano Piloto. Desta vez, fomos às outras cidades e a muitas escolas", contou Walter Araújo.