Título: Série de polêmicas
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 14/10/2011, Política, p. 2

A liberação dos vistos é mais uma polêmica da Lei Geral da Copa, em tramitação no Congresso Nacional. O texto, elaborado de acordo com os compromissos firmados entre o governo brasileiro e a Federação Internacional de Futebol (Fifa), traz também a solicitação de criação de câmaras ou varas especializadas para julgar os litígios envolvendo o evento. A possibilidade do funcionamento de "tribunais de exceção" durante a Copa do Mundo de 2014 foi criticada por magistrados ouvidos pelo Correio. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmaram que as instâncias diferenciadas ferem a Constituição.

No texto da Lei Geral da Copa também há a responsabilização da União por qualquer dano sofrido pela Fifa e sua comissão durante o período de realização dos jogos. Para custear os eventuais prejuízos, a federação sugere que o país contrate um seguro internacional. Esse mesmo modelo de seguro utilizado na África do Sul garantiria a cobertura de um valor aproximado de R$ 9 bilhões em caso de problemas.

No bojo dos conflitos jurídicos presentes no texto que será relatado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP), há ainda a polêmica da venda casada de ingressos, em forma de pacotes turísticos, o que impediria o turista de pesquisar e de fazer uso do menor preço para os serviços oferecidos. A prática é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor. (JJ)