Título: Maioria quer voltar
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 21/10/2011, Cidades, p. 23

Dos 37,9 mil estrangeiros que passaram por Brasília no ano passado, 94,4% declararam ter a intenção de voltar à cidade. Pelo menos 63% deles já tinham passado por aqui outras vezes. Quase 80% disseram ter ficado plenamente satisfeitos ou que a temporada na cidade havia superado as expectativas. Mas alguns aspectos chamaram a atenção negativamente. Apenas 50,7% declararam que os preços cobrados na capital eram bons e cerca de 30% viram problemas nos transportes públicos. Esse índice só não é maior porque muitos visitantes recorrem aos serviços de guias e de ônibus particulares e acabam não usando os veículos do sistema público de transporte ou o metrô.

A subsecretária de Políticas de Turismo do GDF, Ariadne Bittencourt, garante que o governo tem feito grandes esforços para atrair mais visitantes para a cidade. "Este ano, uma das nossas grandes prioridades foi a abertura de centros de atendimento ao turista com funcionários bilíngues e trilíngues. Também estamos trabalhando com a Secretaria de Transportes para fazer a sinalização turística da cidade", conta Ariadne.

Fomento Outra medida para fomentar o turismo foi a assinatura de um convênio com o governo de Goiás para a criação de roteiros que incluam Brasília e também outras cidades próximas, como Pirenópolis, São Jorge e Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros. "Esses roteiros integrados terão um resultado muito positivo, já que vão potencializar a permanência do visitante na região. São destinos que têm como atrativo a prática do ecoturismo e que estão muito próximos de Brasília", destaca Ariadne.

Em 2008, a capital tinha apenas dois voos internacionais com saída da cidade. Hoje, esse número já saltou para nove e é possível encontrar opções sem escalas para viajar para a Europa, os Estados Unidos, o Caribe e a América do Sul. Esse aumento nas opções de voos internacionais é uma das principais explicações para o crescimento do número de visitantes internacionais.

Apesar de alta, a quantidade de turistas estrangeiros que chegam a Brasília ainda é ínfima, se comparado com o volume de visitantes internacionais que desembarcam no Brasil. Os interessados em conhecer a capital federal representam apenas 0, 7% dos turistas que visitaram o país no ano passado. Os dados levam em conta apenas as pessoas que desembarcam diretamente na cidade. (HM)

Atendimento Brasília já tem seis centros de atendimento ao turista, onde os visitantes podem obter informações sobre a cidade e pontos turísticos. No CAT do aeroporto, por exemplo, há funcionários que falam até sete línguas diferentes. Há unidades também em outros locais de grande movimentação turística, como o Museu da República e a Torre de TV.