Título: Brasília seduz mais estrangeiros
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 21/10/2011, Cidades, p. 23

No ano passado, 37,9 mil moradores de outros países vieram à capital, número 30% maior que o de 2009. Como a cidade vai sediar jogos das copas das Confederações e do Mundo, a expectativa do setor é de um crescimento ainda superiorNotíciaGráfico

A arquitetura moderna e os traços de Oscar Niemeyer são os grandes atrativos de Brasília. Mas os visitantes que chegam à capital não passeiam apenas por monumentos e pontos turísticos. Eles movimentam vários setores da economia e ajudam a lotar bares, restaurantes e lojas. No ano passado, o número de turistas estrangeiros que visitaram a cidade aumentou 30%, em comparação com 2009. Ao todo, 37,9 mil pessoas de várias nacionalidades desembarcaram em Brasília e ajudaram a aquecer a economia local. A expectativa para os próximos anos é que o volume de visitantes continue crescendo. O anúncio, feito ontem, de que a capital vai sediar a abertura da Copa das Confederações, em 2013, e jogos da Copa do Mundo, em 2014, animou ainda mais empresários do setor de turismo.

Segundo Carlos Vieira, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem no DF, o anúncio oficial da Federação Internacional de Futebol (Fifa) é mais um incentivo para o segmento. "A expectativa é muito boa, porque a capital tem infraestrutura e será vitrine para a realização de outros eventos", ressalta. "Toda a cadeia de turismo será beneficiada", completa o vice-presidente da Associação Brasiliense da Indústria de Hotéis, Plínio Rabello.

Entre os visitantes estrangeiros que vieram à capital no ano passado, os vizinhos da América do Sul se destacam. Argentinos, chilenos, peruanos, paraguaios e uruguaios respondem por 36,4% do total de turistas que chegam a Brasília. Os americanos somaram 12,7%. Em 2009, eles respondiam por 25,6% do total.

Convenções, encontros e negócios ainda são os responsáveis por atrair a maioria dos visitantes. Dos 37,9 mil que estiveram na capital no ano passado, 44,9% afirmaram que não escolheram a cidade para passar férias ou se divertir, mas vieram representar empresas ou participar de eventos internacionais e de convenções. Apenas 9,5% dos turistas que passeiam pelas ruas da cidade buscam lazer. Desses, quase a metade se disse interessada em atividades relacionadas à natureza, como ecoturismo ou turismo de aventura.

Plínio Rabello, da indústria de hotéis, diz que é visível o maior fluxo de estrangeiros na cidade, mas ele conta que muitos ficam com uma má impressão por conta das fragilidades do transporte e da segurança pública. "O turista estrangeiro normalmente é qualificado, chega com referências de padrão internacional e com poder de gasto alto. Mas é complicado fazer turismo em Brasília. Como o visitante vai fazer um passeio a pé à noite como os de qualquer grande cidade fazem? A calçada é malconservada e as ruas são inseguras", comenta.

Boa receptividade Além disso, ele lembra que muitos visitantes ficam chocados com o problema da falta de manutenção de monumentos e com a ausência de infraestrutura para os turistas. "Não tem banheiros, falta sinalização turística e a conservação dos nossos monumentos está muito longe do ideal. Mas, por outro lado, todos os visitantes elogiam a receptividade dos brasileiros, que, mesmo sem falar a mesma língua dos turistas, se esforçam para ajudar e para se comunicar", finaliza o vice-presidente da associação.

O guia turístico Roberto Torres recebe visitantes estrangeiros e domésticos há mais de 30 anos. Como fala várias línguas, entre elas inglês e alemão, trabalha quase sempre com turistas internacionais. Para ele, a situação do turismo em Brasília ainda está longe do ideal. "Não percebi esse aumento no fluxo. Pelo contrário, a cada mês, tínhamos um grupo de americanos, mas a operadora suspendeu os passeios a Brasília. Algumas agências brasileiras e de fora têm preconceito contra a cidade", acredita.

No começo da semana, Roberto Torres guiou um grupo de 29 pessoas, entre alemães e austríacos. Os estrangeiros vieram para passar 15 dias no país, mas dedicaram apenas um dia a Brasília. Ainda assim, todos aproveitaram ao máximo a curta temporada na capital federal. Visitaram a Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Igrejinha, conheceram a quadra onde fica o monumento desenhado por Oscar Niemeyer, a 308 Sul, e ouviram explicações sobre o projeto de Lucio Costa. Depois, passaram pela Esplanada dos Ministérios, pela Igreja Dom Bosco e pelo Memorial JK.

Os advogados alemães Christiane Wiesner, 32 anos, e Frank Stoever, 47, estavam no grupo. Eles ficaram encantados com a arquitetura de Brasília e se surpreenderam com o fato de a capital ter sido construída em apenas três anos. "Percebemos as influências de Le Corbusier nas obras da cidade e ficamos encantados com a arquitetura", conta Christiane. "No início, estávamos com receio de ir a Brasília, já que nossa prioridade era visitar o Rio de Janeiro e a região da Amazônia. Mas a cidade foi incluída no roteiro e não nos arrependemos de jeito nenhum", afirma Frank.

Ranking nacional Brasília está entre as 15 cidades do país mais visitadas por turistas estrangeiros. Pesquisa realizada a pedido do Ministério do Turismo e da Embratur mostra que a cidade é a 11ª na preferência dos gringos. A capital federal subiu três posições no ranking e cresceu sua participação no ano passado.