Valor econômico, v. 17, n. 4069, 15/08/2016. Política, p. A6

Na agenda de Dilma, empresários predominaram

Por: Fábio Pupo / Andrea Jubé

 

De portas fechadas a políticos, a presidente afastada Dilma Rousseff recebeu mais de 150 empresários e executivos brasileiros e estrangeiros enquanto ocupou as dependências do Planalto. O presidente interino Michel Temer não só intensificou a interlocução com o Congresso, a fim de abrir caminho para a aprovação dos projetos de interesse do Executivo, como abriu a porta de seu gabinete para empresários a fim de tentar recuperar a confiança da iniciativa privada.

Empresários e investidores sempre se queixaram da falta de interlocução com o Palácio do Planalto no governo Dilma. Desde que passou a exercer a Presidência, no entanto, Temer participou de grandes eventos com representantes da indústria, do comércio, da agricultura e da construção civil. Na quarta-feira, recebeu no palácio um grupo de grandes empresários: Pedro Moreira Salles, do Itaú Unibanco; Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco; Josué Gomes da Silva, da Coteminas; Beto Sicupira, do 3G Capital; Carlos Jereissati, controlador de redes de shopping center e da Oi; Edson de Godoy Bueno, da Amil; Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau; Pedro Passos, da Natura.

O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, diretor-presidente do conselho consultivo da siderúrgica Gerdau, foi o mais recebido por Dilma nos cinco anos e pouco mais de cinco meses em que ela esteve no poder. Foram sete visitas - de acordo com levantamento feito pelo Valor com base na agenda oficial da Presidência. Além de ser integrante do conselho da empresa, Gerdau é presidente do Movimento Brasil Competitivo. Na gestão Dilma, presidiu a Câmara de Gestão e Competitividade, que acabou dissolvida no segundo mandato.

O segundo colocado na lista de Dilma é Murilo Ferreira, presidente da mineradora Vale - recebido seis vezes no Planalto. Gerdau e Ferreira ultrapassaram na "preferência" de Dilma a empresária Luiza Trajano, fundadora da rede varejista Magazine Luiza. Ela foi recebida cinco vezes por Dilma, assim como Rubens Ometto.

Marcelo Odebrecht, hoje preso, em fase de delação premiada na Operação Lava-Jato - foi recebido quatro vezes. Também estão na lista dos mais recebidos por Dilma: Sérgio Andrade, presidente do grupo Andrade Gutierrez (quatro vezes) e Luiz Roberto Ortiz Nascimento, membro do conselho do grupo Camargo Corrêa (três vezes) - empreiteiras também investigadas no esquema da Petrobras.