Título: Projeto modifica BC
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Correio Braziliense, 02/11/2011, Economia, p. 12
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) conseguiu aprovar ontem na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) um projeto que, se virar lei, vai causar muita dor de cabeça ao Banco Central. O senador pretende acrescentar ao rol de atribuições do BC — que tem por missão perseguir a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do sistema financeiro — a de estimular o crescimento econômico e a geração de emprego. Como esse estímulo vai ser medido e a lei aplicada, entretanto, o senador não diz.
Até virar lei, no entanto, a tramitação da proposta de Lindbergh Farias é demorada. Por se tratar de projeto de lei complementar, a matéria tem de ser aprovada no plenário do Senado com quorum qualificado (mínimo de 41 votos favoráveis). Em seguida, o projeto seguirá para a nova tramitação na Câmara dos Deputados.
Oficialmente o Banco Central se negou a comentar a proposta do senador. Analistas do mercado observam, no entanto, que o BC dá uma grande contribuição para a expansão da economia ao manter a inflação sob controle. "É claro que a geração de empregos passa pelo crescimento econômico. Mas ele não pode ser duradouro sem estabilidade de preços", explicou um economista que não quis se identificar.
Ninguém hoje nega que a queda da inflação foi uma conquista e que seu maior benefício está concentrado nas camadas mais pobres da população, justamente aquelas ainda sem acesso a aplicações financeiras que protegem o dinheiro da corrosão da escalada dos preços.