Título: Berlusconi sob pressão
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 04/11/2011, Economia, p. 11

Roma — O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, viu crescerem ontem as pressões pela sua renúncia, depois da deserção de seis parlamentares da bancada governanta e de desentendimentos dentro do próprio gabinete a respeito de um novo pacote destinado a promover o crescimento econômico e a reduzir a gigantesca dívida pública do país. Partidários de Berlusconi acusaram o ministro da Economia, Giulio Tremonti, de obstruir o acordo.

"Pedimos ao senhor que tome uma iniciativa adequada à situação", disseram os parlamentares rebeldes em carta ao premiê, reproduzida pelo jornal Corriere della Sera. "Seja o apoiador de uma nova fase política e de um novo governo, que teria a tarefa, de agora até o final do mandato legislativo, de implementar a agenda acertada com os nossos parceiros europeus e, com ela, as indicações que vieram do Banco Central Europeu." O Il Giornale, pertencente ao irmão de Berlusconi, publicou a notícia sobre a carta sob o título "A noite dos traidores".

Berlusconi queria ter as medidas aprovadas antes da reunião do G-20 para levar algo de concreto à conferência. Com o impasse, ele espera agora submeter o plano a um voto de confiança no Senado na próxima semana.