TRE apura se foto da campanha de Crivella é crime

 
01/10/2016
Renan Rodrigues

 

O juiz eleitoral Marcello Rubioli afirmou ao GLOBO que vai investigar se houve crime eleitoral da campanha do senador Marcelo Crivella (PRB), candidato à prefeitura do Rio, no uso de uma imagem adulterada em uma inserção de TV. O ex-presidente Lula foi retirado digitalmente de uma foto em que o petista e líderes do PMDB do Rio apontavam em direção a Pedro Paulo, que, na ocasião, ainda não tinha sido confirmado como candidato a prefeito do PMDB.

O candidato do PRB não é citado, mas é possível identificar a autoria da inserção, que faz críticas ao PMDB, nas letras pequenas que identificam os partidos da coligação responsável. A manipulação da imagem foi revelado pelo jornalista Fernando Molica, em sua página do Facebook.

De acordo com Rubioli, a manipulação pode ser enquadrada em crime de injúria eleitoral e irregularidade de propaganda:

— Ele (Crivella) deve ser notificado para prestar esclarecimentos. Esse caso não pode gerar a cassação de candidatura, mas o deixaria inelegível em outras eleições.

Em nota, Pedro Paulo afirmou que entrou com uma representação na Justiça contra Crivella por mensagem “ofensiva e mentirosa”. Procurada, a campanha de Marcelo Crivella não se manifestou.

 

O globo, n. 30371, 01/10/2016. País, p. 5