Chamado de 'covarde' por Freixo, Crivella ironiza rival

Gustavo Schmitt, Marco Grillo e Miguel Caballero

18/10/2016

 

 

Cancelamento de debates gerou primeiros ataques diretos no 2º turno

 

 

A desistência do candidato do PRB a prefeito, Marcello Crivella, de participar de dois debates provocou a primeira troca de acusações diretas entre ele e seu adversário, Marcelo Freixo (PSOL), neste segundo turno. Freixo chamou Crivella de “covarde” e recebeu resposta irônica do rival. O candidato do PRB não irá aos encontros do SBT e do GLOBO, enquanto a Rede Record cancelou seu debate. O próximo encontro dos dois deverá ser na RedeTV!, no dia 18.

Depois de uma primeira semana de clima ameno, a campanha do segundo turno deverá esquentar, com Freixo adotando postura mais contundente, já que aparece bem atrás do adversário nas pesquisas de intenção de voto. Em encontro com profissionais da Cultura, no Centro, na noite de segundafeira, e numa visita a uma creche no Jacaré, ontem, Freixo subiu o tom contra o rival.

— O Crivella é covarde, está fugindo do debate. Quero debater com ele no dia, hora e local que ele quiser, pode ser até na sede do PMDB, que agora o apoia. O candidato que não tem compromisso com a democracia não está pronto para governar. Acho que alguém que tudo faz para chegar ao poder tudo faz no poder — disse Freixo.

 

SUPLICY: ‘ATÉ O TRUMP DEBATE’

Crivella negou que não participar de debates seja uma estratégia. Ele confirmou que irá na RedeTV! e na TV Globo, no dia 28, e alegou problemas de agendamento nos outros. Líder nas pesquisas, ele tem buscado evitar polêmicas, mas não deixou de responder as críticas de Freixo, com um tirada de ironia:

— Estou disputando a minha sétima eleição. Eu me elegi em 2002, há 14 anos. Desde então qual foi o debate que eu não fui? Então, são as coisas do Freixo. Ele quer discutir agenda nacional. Quer intimidar com aquele tórax, com aquele bração musculoso e com aquela cara de brabo. Todo mundo fica com medo.

No site da campanha, a equipe de Crivella publicou, na seção intitulada “verdades X mentiras”, uma nota que afirma que o candidato “não tem receio do confronto direto de ideias, medo, fuga de diálogo e nem nada a esconder”.

A troca de acusações envolveu até personagens de fora do Rio. Vereador mais votado em São Paulo, eleito pelo PT, Eduardo Suplicy veio ontem ao Rio para participar de uma panfletagem com Freixo no Centro, e provocou Crivella.

— Até o Donald Trump está indo aos debates nos EUA. Não é possível que o Crivella, que foi meu colega no Senado, não vá aos debates — disse.

 

PEC 241 NA PAUTA

Outro assunto que opôs os dois candidatos foi a aprovação pela Câmara dos Deputados da PEC 241, que estabeleceu um teto de gastos públicos para o governo federal nos próximos 20 anos. Freixo afirmou que a PEC é “um retrocesso imenso”, já que pode afetar os investimentos em saúde e educação, e lembrou que todos os 20 deputados do PRB, partido de Crivella, foram a favor da proposta.

Crivella retrucou dizendo que Freixo não deve “nacionalizar” o debate na disputa municipal, e foi outra vez irônico:

— Você diz ao deputado Freixo que a agenda é municipal. O lugar de debater isso é no Senado. Eu vou fazer de tudo para que ele tenha a oportunidade de disputar uma vaga ao Senado em 2018, sendo eu o prefeito dessa cidade — disse o candidato, lembrando que a campanha do PSOL, desde o primeiro turno, vem repetindo o discurso contra o governo federal. — O país tá em crise e a prefeitura sofre com queda de receitas. Como alguém que quer ser prefeito pode dizer “Fora Temer"?

Hoje, Crivella deve confirmar o apoio do PSD a sua candidatura, enquanto Freixo fará um comício na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz.

 

“Eu me elegi em 2002. Desde então qual foi o debate que eu não fui? São as coisas do Freixo. Ele intimidar com aquele tórax, com aquele bração musculoso.”

Marcelo Crivella

Candidato do PRB à prefeitura

 

“O Crivella é covarde, está fugindo do debate. Acho que alguém que tudo faz para chegar ao poder tudo faz no poder. ”

Marcelo Freixo

Candidado do PSOL à prefeitura

 

 

O globo, n. 30382, 12/10/2016. País, p. 4.