O Estado de São Paulo, n. 44940, 01/11/2016. Política, p.A4

 

5 PERGUNTAS PARA... - Ciro Gomes

Igor Gadelha

 
 

Ciro Gomes, ex-ministro e pré-candidato ao Planalto em 2018 

1. Na sua avaliação, por que o PT teve um desempenho ruim nestas eleições?

O PT pagou um preço, parte merecido, parte não merecido. Chamo atenção, por exemplo, para eleição de São Paulo. Se alguém não merecia pagar esse preço era o (Fernando) Haddad (prefeito de São Paulo). Está terminando o mandato sem um único escândalo. Porém, é inequívoco que o PT, inclusive merecidamente, pagou um preço nas grandes cidades por sua incoerência e contradição, parte na questão moral, mas, mais grave do que isso, a contradição que foi liderada pelo próprio Lula, de ter construído essa aliança assentada na mais despudorada fisiologia.

2. Acha que o senhor saiu favorecido após o resultado das eleições?

Há uma usina de destruição de lideranças no País. E tenho conseguido me preservar e alguns defeitos, assim ditos meus, acabam hoje virando virtudes. Uma certa intransigência, a ideia de denunciar. Quando chamei o (deputado cassado) Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de ladrão, não faltaram cavalheiros reclamando que sou um cara de temperamento quente. Hoje, a sociedade brasileira inteira está sabendo, mas foi a mim que ele processou. 

3. Acha que ganhou espaço na esquerda com a derrocada do PT?

Acho que esse adjetivo (esquerda) tem que ser reconstruído. Hoje, ele não cabe no nosso País. Porque esquerda é uma prática, um conjunto de valores. 

4. Como vê o cenário eleitoral de 2018?

Acho que vai acontecer em 2018 um quadro semelhante ao ano de 1989. A diferença básica e mais relevante é que, em 1989, foi uma eleição escoteira, só para presidente da República, e estas serão eleições gerais.

5. Acredita que o PT o apoiará em 2018?

Não. É a natureza do escorpião (referência à fábula de Esopo sobre a rã e o escorpião). E aqui para nós, é justo, muito justo. A natureza do PT é essa. Se o PT me apoiar seria ótimo. Porque o que acho que a gente precisa é organizar um projeto nacional de desenvolvimento, e esse projeto tem que ter mediações. Mas acho que não acontecerá no primeiro turno esse ajuntamento. Isso é um cálculo.