Lula será interrogado por Moro em maio 

Julia Affonso/ Ricardo Brandt/ Mateus Coutinho/ Fausto Macedo

04/03/2017                                                                                   

 

 

Ex-presidente e juiz da Lava Jato ficarão frente a frente pela 1ª vez em audiência do ‘caso triplex’

 

 

O juiz federal Sérgio Moro marcou o interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o dia 3 de maio, às 14 horas, no processo em que o petista é acusado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Esta será a primeira vez que o ex-presidente e o magistrado da Operação Lava Jato ficarão frente a frente na sala de audiência do 2.º andar do prédio da Justiça Federal, em Curitiba.

A denúncia do Ministério Público Federal sustenta que Lula recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012. Segundo a acusação, o recebimento de vantagens indevidas pelo petista da OAS ocorreu por meio da compra e reforma de um apartamento triplex no Guarujá (SP), e do armazenamento de bens do acervo presidencial pela Granero e custeado pela empreiteira. O petista nega ser o dono do apartamento e diz que não recebeu vantagens da OAS.

Outros réus. Moro marcou para abril os interrogatórios de outros alvos do processo. O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e o ex-executivo da empreiteira Agenor Franklin Medeiros serão ouvidos no dia 20. No dia 26 será a vez de Fábio Yonamine, Paulo Roberto Gordilho e Roberto Moreira Ferreira, também ligados à OAS. A audiência do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, será no dia 28.

Em novembro, Lula foi ouvido por Moro como testemunha de defesa do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por videoconferência – o “encontro” dos dois durou menos de dez minutos.

 

 

O Estado de São Paulo, n. 45063, 04/03/2017. Política, p. A7.