Correio braziliense, n. 19901, 17/11/2017. Economia, p. 09.

 

 

Mercado aberto aos pequenos

Azelma Rodrigues

17/11/2017

 

 

COMÉRCIO EXTERIOR » Apex promove discussão sobre a criação de horizontes propícios à expansão das vendas internacionais para empresas de menor porte, na próxima terça-feira, no Correio Debate - Pequenas e Médias Empresas: o caminho para exportação

 

 

Persistência e previsibilidade são dois fatores indispensáveis para o sucesso na área de comércio exterior, ensina Lia Valls Pereira, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV). “O mercado internacional não é uma coisa simples. Nem válvula de escape”, há fatores adversos de demanda, diz a professora, listando uma série de desafios e entraves para deslanche da conquista por maior espaço dos produtos brasileiros nas vendas lá fora.

Segundo Lia Valls, a demanda existe, mas a indústria brasileira tem perdido competitividade. “O problema é de o Brasil melhorar sua oferta exportável na área de manufaturados”, explica. Para a especialistas em comércio exterior, quem já está ou quer se estabelecer nessa área precisa ter “diretriz”. Não basta se aventurar sem ter planejamento cuidadoso e informações pertinentes.

Lia Valls é uma das palestrantes do Correio Debate — Pequenas e Médias Empresas: o caminho para exportação. O seminário é patrocinado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex) e colocará em pauta a criação de horizontes propícios à expansão das vendas externas, em especial das produções de pequenos negócios.

O foco será o segmento das empresas de menor porte, diante da prosperidade demonstrada na atividade exportadora, a despeito da recessão. No ano passado, as exportações do país cresceram 8,5% sobre 2015. O destaque foi o desempenho dos pequenos empresários, que registraram crescimento de 11% nas exportações de até US$ 1 milhão.

Segundo a Apex, é exatamente o pequeno empreendedor que desponta no desenvolvimento de soluções inovadoras, sem descuidar da questão da sustentabilidade. Por isso mesmo, suas mercadorias têm sido valorizadas por consumidores nos Estados Unidos e na Europa. E vem crescendo o universo de pequenos empresários que recebe capacitação e orientação para desenvolver estratégias consistentes de atuação internacional em ações da agência.

 

Programação

O Correio Debate será aberto pelo presidente da Apex Brasil, Roberto Jaguaribe, e encerrado pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. O primeiro painel detalhará o panorama do setor de exportação no país, com apresentações de José Augusto de Castro, da Associação Brasileira de Comércio Exterior; Abrão Árabe Neto, secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento (Mdic), e Marília Castañon, especialista em comércio exterior da GBI Consultoria Internacional.

Em seguida, os desafios para a venda externa de produtos e serviços de empresas de pequeno porte serão tratados pelo presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior do Mdic, e Lia Valls Pereira. O último painel apontará caminhos para mercados favoráveis, capacitação e crédito, com Paulo Guimarães, executivo de câmbio e comércio exterior do Banco do Brasil, Marcelo de Figueiredo Alves, chefe da Área de Exportações do BNDES, e Oto Barreto Silva, sócio da Engenho Sanhaçu.

 

Saiba mais

Correio Debate — Pequenas e Médias Empresas: o caminho para exportação

 

Data: 21/11/2017

Horário: das 14h às 18h30

Local: Auditório do Correio Braziliense (SIG,Quadra 2, lote 340)