Título: Chávez "vende saúde" no Twitter
Autor: Garcia, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 02/03/2012, Mundo, p. 17

Após dias de silêncio sobre sua saúde, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou ontem à emissora estatal VTV, por telefone, que está se recuperando "rapidamente" da cirurgia a que foi submetido em Cuba, para remoção de um câncer — na mesma região de onde teve um tumor extirpado em junho de 2011. O presidente havia reaparecido na noite de quarta-feira, em sua página do Twitter. "Muito boa noite, meus queridos compatriotas Aqui estou, levantando voo como o condor", escreveu, referindo-se à ave típica dos Andes, conhecida por planar a grandes altitudes. Chávez avisou que não se submeterá a outro tratamento quimioterápico e radioterápico caso seja confirmado um novo câncer.

Internado em um dos principais hospitais de Havana, Chávez disse à VTV que se sente "como se estivesse na ilha venezuelana de Margarita ou em Barinas, sua província natal. "Estou bem (...), saúdo a todos. Desde anteontem tenho caminhado", relatou. Mais cedo, o presidente tinha postado no microblog: "Bom- dia! Estou muito feliz, vendo pela nossa VTV como avança a Grande Missão de Moradias! Que edifícios bonitos!" Na quarta-feira, o vice Elías Jaua informou que o presidente exibia "boas condições físicas". O tipo de tumor e o órgão de onde foi removido continuam sob sigilo.

Contrariando as informações oficiais venezuelanas, o colunista do jornal O Globo Merval Pereira publicou em seu blog, na manhã de ontem, que Chávez sofreu uma pequena hemorragia na noite de quarta-feira. Horas depois, o jornalista afirmou que a equipe médica conseguiu estabilizar a situação sem necessidade de nova cirurgia. A notícia foi reproduzida pelo influente blogueiro e jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, que citou fontes segundo as quais o presidente se recupera à base de uma dieta líquida e espera o resultado da biópsia — o tumor removido teria sido enviado ao Brasil.

Hugo Chávez, 57 anos, passou por cirurgia em junho de 2011 para extrair um tumor enquanto realizava visita oficial a Cuba. A única informação oficial sobre o caso é de que o câncer estava localizado na região pélvica. O presidente passou por três sessões de quimioterapia em Havana e uma em Caracas. Depois disso, afirmou ter se curado da doença, apesar de médicos declararem que uma recuperação tão rápida não seria possível. A junta médica seria composta por nove médicos de Cuba, um da Venezuela, três do Brasil e dois da Espanha.