O Estado de São Paulo, n.45417 , 21/02/2018. POLÍTICA, p.A4

PF pede mais 60 dias para investigar presidente

Fabio Serapião

Amanda Pupo

 

 

O delegado da Polícia Federal Cleyber Lopes pediu ontem ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, a prorrogação por mais 60 dias do inquérito que apura o Decreto dos Portos e tem como alvo o presidente Michel Temer.

A investigação apura se Temer beneficiou a empresa Rodrimar, que atua no Porto de Santos, na edição do decreto, assinado em maio de 2017. Além do presidente, são inverstigados o ex-assessor da Presidência Rodrigo Rocha Loures, o presidente da Rodrimar, Antônio Grecco, e o diretor da empresa Ricardo Mesquita. Todos negam irregularidades. O inquérito foi solicitado pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em junho de 2017 e teve abertura autorizada por Barroso em setembro.

Declaração do diretor-geral da PF, Fernando Segovia, de que a tendência seria recomendar o arquivamento do inquérito resultou em pedido de explicações de Barroso, relator do caso no STF. Em entrevista, Segovia disse que não foram encontradas provas de irregularidades envolvendo Temer e poderia abrir investigação para apurar a conduta de Cleyber Lopes.

Anteontem, Segovia foi ao gabinete de Barroso prestar esclarecimentos. Segundo o ministro, o diretor da PF disse que foi mal interpretado e não “pretendeu interferir no andamento do inquérito” nem “teve a intenção de ameaçar o delegado”.