O Estado de São Paulo, n. 45545, 29/06/2018. Política, p. A8

 

A 100 dias da eleição, 41% não têm candidato

Julia Lindner, Gustavo Porto e Marcelo Godoy

29/06/2018

 

 

Pesquisa CNI/Ibope mostra Bolsonaro e Marina em empate técnico no primeiro lugar

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) está tecnicamente empatado com a ex-ministra Marina Silva (Rede) na corrida ao Palácio do Planalto em um cenário sem a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa. É o que mostra pesquisa Ibope realizada em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada ontem. Bolsonaro continua na liderança, com 17% das intenções de voto, e Marina vem a seguir, com 13%. Mas, como a margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, ocorre no limite um empate técnico entre os dois pré-candidatos à Presidência.

Nesse mesmo cenário, de pesquisa estimulada e sem o nome de Lula – que foi condenado na Lava Jato, está preso e pode ser impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa –, Ciro Gomes (PDT) fica com 8% das preferências, empatado tecnicamente com o presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, que pontua 6%. Alvaro Dias (Podemos) aparece com 3%.

A chamada taxa de alienação, que considera a soma de abstenções com votos brancos e nulos, alcançou 41%. Segundo o cientista político Antonio Lavareda, essa indefinição é inédita a cem dias das eleições desde a redemocratização do País.

Como comparação, em pesquisa feita entre os dias 1.º e 2 de julho de 1989, o candidato Fernando Collor de Mello, então no PRN, tinha 40% das intenção de voto, segundo o Datafolha. Leonel Brizola (PDT) aparecia em segundo lugar, com 12% em uma eleição caracterizada pela fragmentação de candidatos – foram 22 ao todo. Quando o nome de Lula foi apresentado aos entrevistados pelo Ibope, essa taxa caiu para 28%, mesmo número da eleição presidencial de 2014 – quando o petista estava entre os nomes pesquisados.

Rumo. Para Lavareda, isso indica que o voto desses eleitores indefinidos vai se distribuir entre todos os pré-candidatos, ainda que a tendência é a maioria migrar para um presidenciável da esquerda. Esse cenário dificulta o cálculo político das elites partidárias, que esperam encontrar nas pesquisas um rumo para definir alianças e candidaturas.

“No centro, não há um candidato que possa claramente atrair as demais candidaturas. O pobre do eleitor não é estrategista político. É uma grande ingenuidade pensar que ele vai substituir o papel dos políticos profissionais. Cabe a estes a tarefa de escolher as candidaturas. Sem isso, a chance de o centro ir para o segundo turno fica reduzida”, afirmou o cientista político.

Essa indefinição, de acordo com Lavareda, deve permanecer até o eleitorado ter um nível de informação mais razoável sobre os candidatos, o que deve ocorrer só no fim da primeira quinzena da campanha eleitoral, em agosto.

“O que modifica intenção de voto é a campanha eleitoral, não a pré-campanha, o que mostra os limites das ações em redes sociais”, afirmou.

Ainda para Lavareda, outra questão importante é saber qual o destino dos votos dos eleitores que, hoje, ainda declaram apoio ao ex-presidente do PT. “Ele não será candidato. Mas não é qualquer ‘poste’ que vai receber esse voto. Um king maker faz pesquisa para saber qual candidato pode ter um potencial maior de aderência.”

Lula. O Ibope também avaliou cenário com Lula pré-candidato à Presidência. Neste caso, ele continua na frente dos demais concorrentes, com 33% das intenções de voto. Na sequência, aparecem Bolsonaro (15%) e Marina (7%). Ciro e Alckmin vêm em seguida, em situação de empate técnico, com 4% das preferências. Já Alvaro Dias aparece com 2%. Mesmo preso, Lula também lidera a pesquisa de intenção voto espontânea, com 22%.

O levantamento pesquisou, ainda, um cenário com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) no lugar de Lula. Neste caso, Haddad obtém 2%. O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), Flávio Rocha (PRB), Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela D’Ávila (PCdoB) estão empatados com 1%. Com Lula na disputa, porém, Meirelles, Boulos e Aldo Rebelo (SD) nem sequer são citados nominalmente no gráfico da pesquisa.

A rejeição aos políticos continua muito grande. Aproximadamente um terço dos entrevistados disse que não votaria de jeito nenhum no senador Fernando Collor, do PTC, nem em Bolsonaro .

Temer. A avaliação negativa do governo Michel Temer subiu de 72% para 79%, em comparação com a pesquisa anterior, feita em março. Com esse resultado, Temer continua sendo o mais mal avaliado entre os presidentes desde José Sarney.

Segundo o Ibope, o crescimento da avaliação negativa é resultado da redução do porcentual dos que avaliam o governo como regular, que foi de 21% para 16% entre março e junho. A pesquisa indicou que 63% consideram a gestão Temer pior do que a de Dilma Rousseff. Apenas 4% disseram que o governo é ótimo ou bom. No levantamento passado, foram 5%.

 

Registro

O Ibope ouviu 2 mil eleitores entre os dias 21 e 24 deste mês, em 128 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo Nº BR-02265/2018.

 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Deputado do PSB diz que partido tem maioria para apoiar Ciro

Clarissa Oliveira e Daniel Weterman

29/06/2018

 

 

Para Júlio Delgado, aliança poderia sair em até 15 dias; pedetista também tenta atrair apoio de líderes do DEM

O ex-líder do PSB na Câmara, deputado Júlio Delgado (MG), afirmou ao Estadão/Broadcast que a maioria da legenda já se decidiu pelo apoio ao ex-ministro Ciro Gomes (PDT) na corrida presidencial, faltando apenas formalizar a aliança entre os dois partidos para a eleição. Segundo o parlamentar, a expectativa é de que todos os trâmites para anunciar formalmente o apoio sejam finalizados dentro dos próximos 15 dias.

Na segunda-feira, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, realizou uma sondagem com os presidentes de todos os diretórios estaduais da legenda e, segundo Delgado, a maioria concordou que o melhor caminho seria apoiar Ciro. Em seguida foi feita uma consulta aos cinco governadores. Embora o governador de São Paulo, Márcio França, seja favorável ao alinhamento com o tucano Geraldo Alckmin, também entre os governadores do PSB prevaleceu na maioria dos casos a proposta de endossar o pedetista, segundo o deputado.

Embora as consultas ainda tenham caráter informal, Delgado afirma que agora resta apenas submeter a decisão à Executiva Nacional e, em seguida, confirmar o acordo na convenção partidária. “Como os diretórios já concordaram, os governadores já concordaram e a Executiva já concordou, não há muito questionamento a ser feito”, afirmou Delgado.

O deputado mineiro confirmou também as negociações para que o PSB indique o vice de Ciro na eleição. Nesse caso, o partido trabalha com nomes como o de Márcio Lacerda, hoje pré-candidato do PSB ao governo mineiro. Na bancada pessebista, circula também o nome do deputado Luciano Ducci (PR) como sugestão para o posto de número dois na chapa.

Siqueira, por outro lado, disse ontem ao Estado que a consulta ao nome de Ciro foi feita de maneira informal durante uma reunião para tratar de outros assuntos. “Não tenho essa conta. Não sei de onde ele tirou essa maioria”, disse ele sobre a afirmação de Delgado.

De acordo com o presidente do PSB, o partido está num “momento de conversas” e o posicionamento em relação às eleições majoritárias não será definido neste momento. “Nem nos próximos 15 dias”, ressaltou. Segundo Siqueira, o PSB ainda conversa com outros partidos, como o PT.

Desculpas. Numa tentativa de atrair apoio do DEM, Ciro se comprometeu a pedir desculpas a integrantes do partido que se sentiram ofendido com suas declarações, e recebeu aceno de ao menos um deles.

O secretário-geral do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM), que processa Ciro por injúria por ter sido chamado de “corretor de FHC” na suposta compra de votos para a reeleição, disse que aceitaria o pedido, com uma exigência: que seja pedido no mesmo ambiente público em que Ciro o atacou.

 

Aliança

Ciro Gomes intensificou a aproximação com lideranças partidárias nesta semana

 

Conta

“Não tenho essa conta. Não sei de onde ele (deputado Júlio Delgado) tirou essa maioria.”

Carlos Siqueira​, PRESIDENTE NACIONAL DO PSB

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Dilma confirma disputa ao Senado

29/06/2018

 

 

A presidente cassada Dilma Rousseff confirmou ontem que vai se candidatar ao Senado por Minas Gerais. Essa foi a primeira vez que a petista falou como pré-candidata desde que transferiu, em abril, o domicílio eleitoral para o Estado onde nasceu.

“Não vou me furtar a participar de uma luta que eu julgava que não mais iria ter uma participação ativa, do ponto de vista eleitoral”, afirmou a petista, argumentando que a prisão do expresidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato pesou na decisão.

Dilma se reuniu ontem à noite com a bancada estadual e federal do PT, além de outras lideranças, incluindo o governador Fernando Pimentel (PT), précandidato à reeleição. Segundo a presidente do diretório estadual do partido, Cida de Jesus, foram discutidos os primeiros passos da pré-campanha. Na próxima semana, o PT começa a organizar a agenda e as propostas que serão apresentadas