Correio braziliense, n. 20318, 06/01/2019. Política, p. 3

 

Reforma da Previdência não tira apoio de eleitores

Ingrid Soares

06/01/2019

 

 

Correio vai às ruas para ouvir a expectativa do povo. Há consenso de que mudar o sistema é fundamental para o equilíbrio das contas públicas

A proposta do governo para a reforma da Previdência deve ser apresentada ainda neste mês. Embora as versões sobre as regras estejam desencontradas e confusas, a "ideia inicial" do governo de Jair Bolsonaro para aprovar a proposta é estabelecer de forma gradativa idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homens e 57 para mulheres. Eleitores e não eleitores do presidente se dividem entre críticas e elogios aos primeiros dias de governo. No entanto, entre os entrevistados pelo Correio, há o consenso de que a reforma da Previdência é fundamental para o equilíbrio das contas públicas.
Morador do Núcleo Bandeirante, o agente administrativo Hélio Martins Corrêa, 60 anos, votou em Bolsonaro na expectativa de uma mudança. Ele afirma que o apoio ao presidente é amplo. “Algumas mudanças são boas, mas não esperava que fosse, por exemplo, extinguir e juntar ministérios. Por outro lado, sempre vou orar por ele, para que Deus o ilumine”, diz. “A expectativa é de que dê certo, que ele acabe com a corrupção e melhore o país, mesmo que isso exija um pouco de sofrimento inicial. Temos que aguardar a estrutura e ver como vai ficar. A reforma da previdência tem incógnitas, mas não me atinge, porque vou me aposentar. Para os outros, pode não ser tão boa, porque terão que trabalhar mais, contribuir por mais tempo. Mas temos um rombo na previdência que só diminuirá  com algumas mudanças.”
O cirurgião dentista Geovani Tardini, 26, também ajudou a eleger o presidente Jair Bolsonaro. Ele defende que ainda não há como julgar o governo e que é necessário observar efetivamente as decisões tomadas. “Foram longos anos de um único governo. Bolsonaro acabou de entrar e as mudanças que ele fizer só terão resultados a longo prazo. Não vejo a reforma como positiva, mas necessária. É preciso mudar”, avalia.

Intransigência
Com receio, uma analista da Justiça de 35 anos, que preferiu não ser identificada, conta que não votou em Bolsonaro. “Não votei nele e não concordo com nada que ele propõe. A primeira semana não soa como algo bem pensado, parece mais um improviso. Mas como somos agentes de Estado, temos que seguir na mesma toada. Nesse governo, não se sabe se há campo para divergências. Porém, a reforma da Previdência é necessária, mas teria que ser debatida com mais diálogo e menos intransigência”, defende.
A professora Maria das Graças Silva, 43, ressalta que existe uma demonização do servidor público, que é visto como culpado pelo rombo da Previdência, enquanto dívidas de empresas privadas acabam perdoadas. “Bolsonaro tem que mostrar serviço, pois tem muita pressão em cima dele. No entanto, creio que a reforma precisa ser feita, não vai ser um milagre, será mais do mesmo. Será um pior diferente. A pauta, como está, é ruim e tem que ser discutida com quem faz parte, não de supetão. E nada de perdoar dívidas.”
O arquiteto Jackson Miranda, 25, ressalta que é contra as medidas do governo de Bolsonaro. “Nesses primeiros dias, ele mostrou despreparo. Fez declarações machistas, homofóbicas. Defende armamento. Ele é um retrocesso para as minorias, para índios, LGBTs. Vemos que ele toma decisões precipitadas e creio que a tendência é piorar. Em relação à reforma da Previdência, tem que ver o que ele vai propor. Tem que ser algo que não beneficie os mais ricos em detrimento de quem ganha menos”, opina.