Título: Antídoto contra Lula
Autor: Souto, Isabella.
Fonte: Correio Braziliense, 27/08/2012, Política, p. 4

Belo Horizonte — A influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no eleitorado de Belo Horizonte foi desdenhada ontem pelo prefeito e candidato à reeleição Marcio Lacerda (PSB). Ao ser questionado sobre a vinda do petista à capital para um evento promovido pelo seu principal adversário, Patrus Ananias (PT), o candidato rebateu que o senador Aécio Neves (PSDB) teria o mesmo poder de transferência de votos que Lula — segundo pesquisas de opinião — e lembrou que, em 2010, o tucano foi um dos responsáveis pela vitória de Antonio Anastasia (PSDB) sobre Hélio Costa (PMDB), que tinha Patrus como candidato a vice e era apoiado pelo ex-presidente. E aproveitou para uma brincadeira: "No dia 31, não sei qual será a nossa agenda, mas vamos rezar para ter uma grande chuva para atrapalhar o evento deles".

Nesse final de semana, começou a ser veiculado um depoimento de Aécio Neves a favor de Marcio Lacerda nas inserções de rádio e televisão. O comando da campanha ainda discute quando o senador vai aparecer no programa eleitoral e como será sua participação efetiva nas ruas. Por enquanto, já está agendada a presença de Aécio no sábado que vem pela manhã, quando será promovido um abraço e um bandeiraço na Avenida do Contorno, com a ocupação de 40 pontos por militantes e simpatizantes da candidatura de Lacerda. O evento será no dia seguinte à ida de Lula.

De acordo com uma fonte da campanha tucana, a princípio, o senador Aécio Neves será usado como um "curinga": sua imagem será mais explorada apenas se houver uma queda do prefeito nas pesquisas e ascensão de Patrus Ananias. "Até agora, não precisamos transformar as eleições em um padrinho nacional versus um padrinho estadual. Basta continuar mostrando o que foi Patrus e o Marcio. Se houver uma alteração nas pesquisas, aí o Aécio entrará firme", contou.

Outra estratégia que vem sendo adotada é lembrar ao eleitor que o prefeito atuou no governo Lula como secretário executivo de Ciro Gomes, então ministro da Integração Nacional. Em todos os programas, o cargo está sendo incluído no currículo do candidato, o que já levou a uma reação de Patrus. Anteontem, o petista classificou de marginal a participação do seu adversário no governo em que ele comandou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável por boa parte dos programas sociais do Palácio do Planalto.

Piquenique no parque Patrus Ananias (foto), candidato do PT à prefeitura de Belo Horizonte, creditou ontem as críticas feitas a ele e a seu partido no sábado pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB) à pouca experiência política do adversário. O petista chamou Lacerda de "autoritário" e disse que sempre teve fidelidade ao povo. Patrus participou de um festival de pipas vermelhas, organizado via internet na Praça do Papa, com direito a música ao vivo. Ele aproveitou para divulgar o comício com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima sexta-feira. Além das pipas, os militantes levaram e distribuíram toalhas vermelhas para o piquenique que fizeram na grama. Em um evento para idosos, Lacerda chamou Patrus de candidato "messiânico" e afirmou que o PT merece uma derrota vigorosa para descer do seu pedestal. Patrus respondeu dizendo ter "orgulho da sua história e do partido", que, segundo ele, "fez um dos melhores, senão o melhor, governos do Brasil com o ex-presidente Lula.