Valor econômico, v. 20, n. 4856, 11/10/2019. Política, p. A10

 

Caravana de políticos irá à canonização de irmã Dulce

Vandson Lima

Raphael Di Cunto

Marcelo Ribeiro

11/10/2019

 

 

Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre, Dias Toffoli, Augusto Aras e Hamilton Mourão viajarão a Roma para assistirem a ato que tornará santa a Irmã Dulce

Toda a linha sucessória do presidente Jair Bolsonaro - a saber, o vice Hamilton Mourão, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli - vai compor a comitiva brasileira que acompanhará a cerimônia de canonização de Irmã Dulce, que será realizada pelo Papa Francisco neste domingo no Vaticano.

Além deles, pelo menos oito senadores, 12 deputados e autoridades como o procurador-geral da República, Augusto Aras, o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), o ex-presidente da República José Sarney (MDB) e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) compõem o grupo.

Por serem presidentes de Poderes, Maia e Alcolumbre, que viajam acompanhados de suas respectivas mulheres, têm prerrogativa de se hospedarem na Embaixada brasileira em Roma. “Obedecendo à conduta que adotou para todas as viagens oficiais, o presidente do Senado não receberá diárias”, ressaltou o comunicado da assessoria de Alcolumbre, que é judeu. A assessoria de Maia disse que a viagem não trará ônus à Câmara.

Por presidirem o Legislativo, eles voaram em aviões separados. A viagem da delegação do Brasil chefiada por Mourão será realizada em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Angelo Coronel (PSD-BA), José Serra (PSDB-SP), Weverton Rocha (PDT-MA), Roberto Rocha (PSDB-MA), Elmano Férrer (Podemos-PI) e Ciro Nogueira (PP-PI) requisitaram que a viagem seja considerada missão oficial, ou seja, com o Senado arcando com as despesas. Vice-líder do governo, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), também avisou que pretende ir à cerimônia, mas não pediu até o momento que o Senado custeie a viagem.

Maia embarcou para o Vaticano com 12 deputados e o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy. O ex-deputado é um dos principais aliados do presidente da Câmara. Participam da delegação oficial, além de Maia e Baldy, os deputados André Fufuca (PP-MA) e Celio Studart (PV-CE). A volta está marcada para segunda-feira.

A Câmara também autorizou viagem em missão oficial (ou seja, com direito a passagem aérea e diárias pagas com dinheiro pública) para outros dez deputados, a maioria da Bahia, Estado de origem da nova santa.

Os baianos que acompanham a comitiva são: os líderes do DEM, Elmar Nascimento, e do PCdoB, Daniel Almeida, e os deputados José Rocha (PL), Adolfo Viana (PSDB), Arthur Oliveira Maia (DEM), Leur Lomanto Júnior (DEM), Nelson Pellegrino (PT) e Paulo Azi (DEM). Além deles vão Eduardo da Fonte (PP-PE) e Flávio Nogueira (PDT-PI).

Na agenda oficial do presidente da Câmara está uma reunião na sexta-feira do comitê executivo da Internacional Democrata Centrista (IDC), entidade internacional ao qual o DEM, partido de Maia, é ligado, e que fará um encontro no Senado da Itália.

No sábado estão previstas três agendas. No domingo serão dois eventos, a canonização de Irmã Dulce pela manhã e uma recepção na embaixada do Vaticano à noite.