Título: Autoridades e artistas no STF
Autor: Abreu, Diego ; Lyra, Paulo de Tarso de
Fonte: Correio Braziliense, 22/11/2012, Política, p. 3

Além de personalidades do mundo político e cultural, posse de Barbosa reunirá familiares e amigos, do país e do exterior. Após a solenidade na Corte, haverá recepção em um clube

Mais de 1,2 mil dos 2,5 mil convidados confirmaram presença na posse de Joaquim Barbosa no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que terá como um dos pontos altos o Hino Nacional interpretado pelo bandolinista Hamilton de Holanda. A disputada solenidade vai contar com a presença de autoridades e celebridades, como os atores Regina Casé, Taís Araújo, Milton Gonçalves e Lázaro Ramos. Também estarão na cerimônia o cantor Djavan e o ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet, além de familiares, amigos brasileiros e estrangeiros, antigos chefes de Barbosa e ativistas de movimentos afrodescendentes.

A lista de convidados ganhou novos nomes até a noite de ontem, quando o Supremo já havia distribuído quase 2,5 mil convites, sendo 900 somente para autoridades. A presidente Dilma Rousseff confirmou que vai à posse, assim como os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB). O ex-presidente Lula foi convidado, mas não irá à posse.

A pessoas próximas, Barbosa tem dito que o momento representaria mais um dia comum, não fosse o fato de que reencontrará velhos amigos. Dentro do plenário, estarão apenas 300 convidados. Não serão apenas autoridades, mas também parentes de Barbosa e de Ricardo Lewandowski, que será empossado no cargo de vice-presidente do STF. Os demais presentes vão se dividir entre o Salão Nobre e o Salão Branco da Corte.

O cerimonial trabalha para que a solenidade seja breve, embora quatro pronunciamentos estejam previstos, incluindo o de Joaquim Barbosa, que será o último a discursar. O novo presidente, porém, vai receber os cumprimentos somente à noite, em coquetel marcado para as 20h, em uma casa de festas no Setor de Clubes Sul. A festa, que terá um custo superior a R$ 120 mil, será bancada por três entidades que representam a magistratura: as associações dos Magistrados Brasileiros (AMB), dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e dos Magistrados do Trabalho (Anamatra).

A recepção foi organizada sob medida para Joaquim Barbosa, inclusive com um repertório musical recheado de faixas que agradam o novo mandatário do Supremo. Além dos mais refinados petiscos, o bufê servirá bebidas como vinho e uísque. A organização espera até mil convidados para a festa, embora todos os mais de 2 mil convites distribuídos incluam um cartão de acesso ao Supremo e um convite individual para a recepção.

Turma da UnB As comemorações pela posse não terminam hoje. Joaquim Barbosa convida os amigos mais próximos para uma festa particular na sexta-feira. Além de companheiros da Universidade de Brasília (UnB), foram convidadas pessoas que compartilharam com ele os bons e os maus momentos ao longo dos últimos anos e que acompanharam a ascensão profissional até a chegada à presidência da Suprema Corte. Essa turma está sendo convidada para a posse dele hoje e para a festa oficial à noite. Muitos deles foram chamados por Barbosa quando ele tomou posse no STF, há quase 10 anos. O local da comemoração particular ainda não foi informado aos amigos.