Correio braziliense, n. 20848 , 21/06/2020. Política, p.4

 

O quinto nome na Cultura

Jorge Vasconcellos

21/06/2020

 

 

GOVERNO » Nomeação de Mário Frias, ex-galã de Malhação, para o lugar de Regina Duarte divide as redes sociais. Adepto da hashtag #fechadocombolsonaro, ator tem o desafio de tentar apaziguar um setor em crise e repleto de polêmicas

Confirmado como novo secretário especial de Cultura, o ator Mário Frias será o quinto a ocupar o cargo no governo do presidente Jair Bolsonaro, em um setor marcado por crises e polêmicas. O ex-galã da série Malhação, da TV Globo, defende o uso da cloroquina contra a covid-19, critica o globalismo e é adepto a outras bandeiras do bolsonarismo. Ele substitui a atriz Regina Duarte, demitida em maio, após uma gestão desastrosa no órgão. A nomeação do novo secretário foi publicada na sexta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União.

Após ter a nomeação confirmada,  o novo secretário especial de Cultura fez três postagens no Instagram. Na primeira, publicou a imagem da bandeira do Brasil. Em outra, um vídeo em que aparecem a mãe e um gato, tendo ao fundo uma música gospel. No fim da gravação, cumprimenta os seguidores, diz que “Só Deus pode me julgar” e cita o lema de Bolsonaro — “Brasil acima de tudo, Deus Acima de todos!”. Ele também saúda o chefe do governo: “Salve meu presidente”.

Vídeo

Na terceira postagem, Frias publicou um vídeo com imagens de Bolsonaro, incluindo cenas da facada sofrida pelo presidente durante a campanha e da posse no Palácio do Planalto. “Está chegando a hora! Estamos lutando pela nossa liberdade”, diz uma das legendas da gravação, que também traz o slogan “Brasil contra a corrupção”.

A nomeação de Mário Frias dividiu opiniões nas redes sociais. “Bem-vindo, Mario Frias! Sucesso na missão como secretário de Cultura, sabemos que não será fácil, mas pelo pouco que te conheço, acredito ter os atributos suficientes para fazer um bom trabalho”, tuitou o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

“É pra rir ou pra chorar? Ator Mário Frias é nomeado e sucederá Regina Duarte como secretário de Cultura”, escreveu a atriz Patrícia Pillar no Twitter. “Mário frias é o novo secretário de cultura. A novidade é que, pela primeira vez na história, alguém tá comentando sobre um papel que ele tá fazendo”, tuitou o ator, comediante e apresentador João Vicente de Castro.

Nas redes sociais, Frias costuma usar a hashtag #fechadocombolsonaro, é ativo na defesa do uso da cloroquina e chama o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de golpista. Também compartilha postagens de Sérgio Camargo, o polêmico presidente da Fundação Palmares, conhecido por ofensas à memória de Zumbi dos Palmares e ao Movimento Negro.