Título: Um Athos de fé
Autor: Maia, Amanda; Laboissière, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 22/03/2013, Cidades, p. 27

O papa Francisco recebeu das mãos da presidente Dilma Rousseff dois azulejos assinados pelo artista Athos Bulcão. O presente faz reverência a um dos principais artistas de Brasília e surpreende inclusive a entidade responsável pela conservação do patrimônio dele

Em 1958, Athos Bulcão pisou, pela primeira vez, em Brasília. Veio à capital, ainda em construção, a convite do colega Oscar Niemeyer. No mesmo ano, criou os azulejos da Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, na 307/308 Sul, e do Brasília Palace Hotel. Exatos 55 anos depois, duas peças idênticas às que estampam a fachada do templo chegaram às mãos do papa Francisco. Na quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff presenteou o pontífice com as réplicas produzidas pela Fundação Athos Bulcão (Fundathos). Um dos azulejos retrata a Pomba do Espírito Santo; o outro, a Estrela de Belém. Ambos são símbolos católicos.

O caminho feito por um dos principais trabalhos de Athos até o Vaticano começa em 2010. Ainda no governo Lula, o então embaixador-chefe de Cerimonial do Itamaraty, Jorge Prata, entrou em contato com a Fundathos para que fossem confeccionados múltiplos de arte — réplicas — de obras do artista. O objetivo era presentear chefes de Estado e autoridades que se encontrassem com o presidente no Brasil ou no exterior, valorizando o trabalho do brasileiro e divulgando a cultura do país.

Segundo a secretária executiva da Fundathos, Valéria Cabral, a equipe criou três kits: um estojo com três serigrafias dos painéis azuis do próprio Palácio do Itamaraty; um jogo de xícaras; e 40 caixas com os dois azulejos da Igrejinha. O responsável pelas cópias é o azulejista da entidade, o carioca Telmo Cruz. Ele trabalhou com Athos durante anos e continua a colaborar com a divulgação de sua obra. As peças que chegaram ao Vaticano passaram pela azulejaria de Cruz, no Rio de Janeiro. Lá, ele faz a montagem da cerâmica e as encaminha para a sede da Fundathos, em Brasília, que as revende.

Como a encomenda havia sido feita há anos, a entidade ficou surpresa com a notícia de que uma peça chegou ao novo papa. A escolha, porém, não poderia ser mais óbvia. “Athos era católico, e esse é o único painel figurativo do professor feito para uma igreja. O importante é que a presidente escolheu dar um presente de um artista de Brasília, católico, de um painel de uma igreja feita pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a pedido da Sarah Kubitschek”, diz Valéria. Ela comemora o destaque que o artista poderá ganhar com o gesto. “Achei muito feliz a escolha, um homem simples com o trabalho de outro homem simples. Fiquei muito orgulhosa de que Athos foi parar nas mãos do papa”, destaca a secretária executiva.

Repercussão

Assim como a secretária executiva da Fundathos, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no DF, José Leme Galvão Junior, não sabia que a arte feita em Brasília ganharia notoriedade internacional com o encontro da presidente Dilma e o líder da Igreja Católica. “A importância simbólica é grande. Fico muito contente que ela (Dilma) tenha escolhido uma obra do Athos. É bonito de se ver e bom para a gente”, afirmou. “Eu acho ainda que esse presente veio para fortalecer a importância que ele já tem, não só dentro do país, como fora”, completou.

Para Roberto Carlos Batista, titular da 1ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (1ª Prodema), o gesto do governo brasileiro é uma forma de reconhecer o trabalho de alguém que dedicou anos à humanização da capital do país, por meio de sua arte. Ao mesmo tempo, porém, levanta a polêmica diante da falta de uma sede definitiva para a Fundathos e dos episódios de desrespeito com relação às obras (leia mais na página 28). “Tivemos situações catastróficas, como a do Clube do Congresso, quando foram destruídos dois painéis dele. Isso sem falar do que aconteceu na própria Presidência. Durante o governo Lula, uma obra de Athos integrada a uma de Niemeyer foi redimensionanda”, lamentou.

Estudiosos chegam ao Planalto Central de diversas partes do mundo para aprender e compreender um pouco da magnífica obra deixada pelo artista nos contornos arquitetônicos da cidade (leia quadro). Ele está presente tanto na porta de entrada e de saída da capital do país, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, como no parlamento e no Palácio do Planalto. Está também no cotidiano da cidade, em escolas, igrejas e no Teatro Nacional.

Valéria Cabral lembra que quem não pode apreciar diariamente os monumentos tem a opção de adquirir exemplares semelhantes aos do papa Francisco. “O nosso trabalho é diário, a gente faz até hoje os múltiplos para que quem não tem um painel dele em casa possa ter um pedacinho de Athos Bulcão na parede”, conta. A sede provisória da Fundathos, onde são comercializados os quadros, fica na 208 Norte (Bloco D, Entrada 49, Sala 111). A caixa com os azulejos da Pomba do Espírito Santo e da Estrela de Belém é vendida por R$180.

O multiartista

Athos Bulcão foi pintor, escultor, arquiteto, mosaicista e desenhista. Nasceu no Rio de Janeiro em 1918. Mudou-se para Brasília em 1958 para trabalhar ao lado de Oscar Niemeyer. Tem trabalhos estampados em diversas paisagens arquitetônicas da capital do Brasil, com destaque para seus famosos azulejos. Era descrito pelos amigos como uma pessoa tímida, de poucas palavras. Entre os companheiros mais próximos estão, além de Niemeyer, Vinicius de Moraes, Darcy Ribeiro, Jorge Amado e muito outros nomes conhecidos.

Ele imprimiu na cidade que escolheu para viver o melhor do modernismo. Com toques de elegância e leveza, humanizou diversos espaços em Brasília. Athos perdeu a mãe, Maria Antonieta da Fonseca Bulcão, antes de completar 5 anos. Ela morreu de enfisema pulmonar. Foi criado pelo pai, Fortunato Bulcão, amigo e sócio de Monteiro Lobato, e com três irmãos. O artista não chegou a casar ou ter filhos. Morreu em 2008.

Os dois azulejos que Dilma deu ao papa Francisco são da Igrejinha da Asa Sul, que fica na 307/308 Sul.

As peças têm, cada, 15cm x 15cm e pesam 250g.