O Estado de São Paulo, n.46354, 15/09/2020. Política, p.A5

 

Procuradoria denuncia Lula por lavagem

Paulo Roberto Netto

15/09/2020

 

 

O Ministério Público no Paraná denunciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por lavagem de R$ 4 milhões em propinas da Odebrecht que teriam sido repassadas a título de doações oficiais ao Instituto Lula, entre dezembro de 2013 e março de 2014. O ex-ministro Antonio Palocci e o presidente do instituto, Paulo Okamotto, também foram denunciados.

De acordo com os procuradores, o empresário Marcelo Odebrecht autorizou o pagamento dos R$ 4 milhões a Lula que seriam quitados de uma conta associada ao petista e listada em uma planilha do Setor de Operações Estruturadas, apontado como "departamento de propinas" mantido pela empreiteira. Para "lavar" a propina, segundo a denúncia, os repasses foram contabilizados como doações oficiais ao instituto. O MPF afirmou que a acusação tem como base e-mails e planilhas e as delações de Marcelo Odebrecht e Palocci.

Esta denúncia é a quarta apresentada pela Lava Jato no Paraná contra Lula. Duas delas – a do triplex no Guarujá e a do sítio em Atibaia – já resultaram em condenações confirmadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4).

Em nota, a defesa de Lula classificou a denúncia como "invenção" da força-tarefa. "Tais doações que a Lava Jato afirma que foram 'dissimuladas' estão documentadas por meio de recibos e foram devidamente contabilizadas", disse o advogado Cristiano Zanin Martins.

O advogado Fernando Fernandes, que representa Paulo Okamotto e o Instituto Lula, disse que seu cliente "jamais tratou de propina ou de ilegalidades" com Palocci ou com Marcelo Odebrecht. A defesa de Palocci não foi localizada.