Correio Braziliense, n. 21089, 19/02/2021. Política, p. 4

 

Lula: Bolsonaro pode se reeleger

Natália Bosco 

19/02/2021

 

 

Para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o atual presidente Jair Bolsonaro tem grandes chances de reeleição, em 2022. Em entrevista ao site UOL, ele disse acreditar que o próximo pleito será polarizado entre um candidato que represente a esquerda e outro, a direita, disputando o segundo turno. Sobre a eventual candidatura à Presidência da República do apresentador Luciano Huck, o petista considerou que é "uma aventura".

"Eu acho que ele (Bolsonaro) tem chance, em uma disputa de reeleição, de ir para o segundo turno. Quem está no Poder sempre será um candidato forte à sua reeleição. O Poder é uma máquina muito poderosa. Então, quem está no Poder sempre poderá ser (reeleito), a não ser que ele seja um desastre", analisou Lula, acrescentando que, embora o presidente "seja um desastre do ponto de vista social, do ponto de vista econômico, do ponto de vista político, ele mantém uma parcela da base mais à direita" do eleitorado.

Questionado se apoiaria o atual governador de São Paulo, João Doria, em uma disputa contra Bolsonaro, em um eventual segundo turno, Lula afirmou que não há chances de dois candidatos de direita se confrontarem numa disputa decisiva, assim como é difícil imaginar dois representantes de esquerda se enfrentem nas mesmas condições. "Não sei qual será o potencial dos tucanos nessas eleições. E acho que o Huck é uma aventura. Achar que pegar um homem de televisão e colocar ele na frigideira da disputa política, e ele vai conseguir se sair bem, é uma aposta que não está dada ainda. Nós não sabemos ainda o jogo, porque não está definido. O que nós sabemos é que o Bolsonaro tem um candidato, que é ele, e que o PT tem candidato, caso não apareça uma aliança melhor que o candidato do PT", explicou.

O ex-presidente afastou a hipótese de surgir uma terceira via para a corrida presidencial. "Os nossos adversários dizem o seguinte: 'nós não precisamos da rivalidade entre PT e bolsonarismo, nós precisamos de uma terceira via'. Esse negócio da terceira via é conto de fadas que nem as crianças acreditam mais", sentenciou.

Decisão equivocada
Ele analisou, também, a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), por hostilizar e ameaçar os ministros do Supremo Tribunal Federal. Para Lula, não é papel da Corte determinar a detenção de ninguém. Para o ex-presidente, a prisão de um parlamentar deve seguir o trâmite do Parlamento e que é papel do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), dar continuidade ao caso.

"Não é o papel da Suprema Corte mandar prender pessoas, sobretudo deputados, porque têm foro especializado. Ou seja, o importante é que o presidente da Câmara reúna a Casa e decida o que fazer com esse cara. Afasta e vai ser processado normalmente", observou, acrescentando que é responsabilidade do presidente da Câmara e da Comissão de Ética punirem Silveira.

Sobre o episódio do deputado bolsonarista, o ex-presidente salientou, ainda, que um parlamentar deve respeitar as instituições de Estado e a Constituição. "Se esse cidadão não estava preparado para respeitá-las, não poderia ser deputado. Então, que, agora, a Câmara o julgue e tire o passaporte dele, tire a imunidade dele e deixe ele ser julgado pela Justiça normal", afirmou.

*Estagiária sob a supervisão de Fabio Grecchi