O globo, n. 31959, 05/02/2021. País, p. 8

 

Lula e Moro vão ao Supremo por atuação do ex-juiz

05/02/2021

 

 

Ex-presidente usa mensagens para apontar conluio entre Lava-Jato e ex-ministro, que recorre do acesso do petista aos diálogos

A defesa do ex-presidente Lula apresentou ontem uma petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que afirma que o ex-juiz Sergio Moro “exigia satisfação até sobre o andamento do recurso de apelação” dos procuradores de Curitiba. Conforme antecipado pela colunista Bela Megale, os advogados usam como base uma mensagem obtida pela Operação Spoofing atribuída ao então coordenador da força-tarefa paranaense, Deltan Dalagnoll. “Russo quer uma previsão das nossas razões de apelação do caso do tríplex”, escreveu o procurador num grupo de conversa aos colegas. Russo era o apelido de Moro entre os investigadores.

Já Moro acionou o STF para tentar derrubar a decisão do ministro Ricardo Lewandowski que autorizou acesso da defesa de Lula às mensagens apreendidas pela Spoofing. A operação prendeu hackers que invadiram celulares de autoridades, entre as quais Moro e integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato. Ao STF, a defesa de Moro questiona a competência de Lewandowski para atuar no caso das mensagens.

Para os advogados do exjuiz, a decisão sobre o acesso às mensagens caberia ao ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF. Lewandowski foi relator de um processo que concedeu acesso a Lula ao acordo de leniência da empreiteira Odebrecht. Portanto, não haveria conexão desse caso com a invasão dos hackers.

“ORIENTAÇÃO ROTINEIRA”

A defesa do ex-presidente Lula diz que, no caso do tríplex do Guarujá, em que o petista foi condenado a 12 anos de prisão, o ex-juiz Sergio Moro “exigia satisfação até sobre o andamento do recurso de apelação do MPF — evidenciando, uma vez mais, seu controle em relação aos atos do órgão acusatório”.

Os advogados anexaram outras mensagens ao processo, que, segundo eles, “reforçam que o então juiz Sergio Moro orientava e era consultado rotineiramente para a prática dos atos de persecução, notadamente em relação ao Reclamante (Lula)”. Entre elas está uma afirmação atribuída ao procurador Roberson Pozzobon, que ainda integra a equipe da Lava-Jato. “Estão todos da ‘equipe Moro’ de parabéns”, escreveu Pozzobon aos colegas da força-tarefa paranaense.

“Conforme escancara o acervo de mensagens, tamanha era a sinergia entre juiz e acusação, que estes últimos se identificavam, sem nenhum pudor, como integrantes da ‘equipe do Moro’”, afirma a defesa de Lula.