Título: Governo quer incentivar consumidor
Autor: Correia, Karla; Baldi, Neila
Fonte: Jornal do Brasil, 26/11/2008, Tema do Dia, p. A5

Crise internacional faz ministro recorrer à publicidade para resgatar confiança da população

Karla CorreiaNeila Baldi

BRASÍLIA E SÃO PAULO

Diante de crise financeira internacional, que pode reduzir o consumo no Brasil ¿ principalmente de bens duráveis ¿, o governo federal pretende usar a publicidade como forma de manter o otimismo neste fim de ano, e estimular o consumo. A idéia de mostrar que o brasileiro não deve se abalar já é o mote de campanha veiculada pela Rede Record, que traz o elenco falando sobre o tema.

De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, a campanha de rádio e televisão deve entrar no ar no início de dezembro. No entanto, a assessoria de imprensa da Secom informou que ainda não tem definidos valor de investimento e agência responsável ¿ atendem a conta da Secretária, Matisse, Propeg e 141 SoHo Square. Segundo informações do mercado, a Matisse já teria sido a selecionada.

¿ A campanha quer mostrar para o cidadão que, se ele ficar temeroso, caso decida não comprar e guardar o dinheiro no colchão, a economia vai se retrair ¿ disse Martins, ao acrescentar que a peça publicitária mostrará que, quando o consumidor compra uma geladeira, há uma encomenda para a fábrica, e assim por diante. ¿ É importante para a economia manter o consumo.

O mote da ação será "o mundo aprendeu a confiar no Brasil, e o Brasil confia nos brasileiros".

Comerciais na Record

Na linha da campanha que o governo federal quer fazer está a da Rede Record, no ar há duas semanas. O elenco de profissionais da emissora ¿ que inclui atores e jornalistas ¿ gravou comerciais que estimulam o brasileiro a "lutar contra a crise".

¿ Às vezes, a crise está longe, mas as notícias são tão contundentes que acabam impactando o brasileiro ¿ diz o presidente da Rede Record, Alexandre Raposo. Segundo Raposo, a campanha deve ficar no ar por, pelo menos, mais duas semanas, e a empresa tem recebido muitos e-mails "elogiando a iniciativa".

¿ Acho que fomos a primeira empresa a vir a público, e lançar uma campanha dessas ¿ diz.

A campanha publicitária de agora é mais uma ação do governo federal visando "valorizar" o país. No ano que vem, as três agências que atendem o governo lançarão, em Nova York, uma campanha de promoção do país no exterior. Gouvêa lembra que promover o país lá fora é importante, pois quando os grupos internacionais repensarem suas estratégias, o Brasil será visto como opção de novos investimentos.

Projetos otimistas como esta nova campanha do governo federal já foram usados na atual gestão. Em 2005, em uma parceria da Secom com a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e a agência Lew Lara, foi lançada a campanha: "O melhor do Brasil é o brasileiro", cujo slogan era "Sou brasileiro, não desisto nunca".

Segundo o diretor de negócios da ABA, Maurício Machado, foi "o maior case de comunicação institucional da publicidade brasileira". De acordo com Machado, foram R$ 250 milhões de espaço gratuito cedidos por veículos de comunicação, durante um ano e meio, com mais de 450 empresas usando a marca de alguma forma.